A maior vergonha do futebol brasileiro, o tempo vai passando, vai ficando cada vez mais “moderno” e aos poucos isso vai matar o futebol. Esse negócio de torcida única é uma piada. E tenho dito.

Tirando o direito de ir e vir do torcedor. Desde do ano passado, até os dias atuais, no Estado de São Paulo, há uma certa restrição das torcidas em partidas entre dois dos quatro maiores clubes, o famoso clássico paulista, sendo eles: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos, somente o mandante de campo tem direito a presença de seus torcedores nas arquibancadas.

É importante lembrar e sentir aquela saudade da festa linda que era na arquibancada, também são proibidos nos estádios de SP: instrumentos musicais, faixas, bandeiras, sinalizadores, ou seja, tiraram a graça do futebol, futebol não é teatro, tem que torcer, gritar, cantar, pular, fazer festa, essa é a alegria, o futebol é do povo. Liberdade para as arquibancadas.

A violência é tão questionada, mas não tomam nenhuma iniciativa para se combater ela. Torcida única nos estádios não resolve a violência. Nós torcedores não estamos livres de ataques e emboscadas nas idas e vindas dos estádios. É necessário um planejamento melhor e segurança nos eventos esportivos, punição aos envolvidos, para que assim se combata à violência nos estádios de futebol. Contra o futebol moderno, isso é um descaso com o torcedor, devemos sim, ir ao estádio em clássicos (torcida mista) apoiar nosso time do coração.

Lei nº 10.671, 15 DE MAIO DE 2003
(Estatuto de Defesa do Torcedor)

CAPÍTULO I: Art. 1o Este estatuto estabelece normas de proteção e defesa do torcedor.
2Art. 1o-A. A prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam dos eventos esportivos.

Sendo assim,  proibindo o torcedor de ir aos jogos com mando do seu rival, só tira a sua responsabilidade junto ao que por lei, tem que ter a sua proteção.13

Fonte foto: torcida tricolor independente