Nós, São Paulindas, estamos no ar desde Abril de 2009, sendo pioneiras quando o assunto é mulher no debate futebolístico. Somos o primeiro site de torcedores feito só por mulheres, que tem como principal objetivo mostrar opiniões sobre a atual situação do clube, em forma de colunas.

Como já relata nossa própria biografia, “o site abriu espaço para destacar a importância feminina no futebol, seja na arquibancada ou dentro de campo. A paixão pelo clube permite também a integração com outras torcedoras dos quatro cantos do país, seja através da internet e ou em eventos especiais.”

O mais importante é praticar a sororidade entre nós, e deixar o espaço aberto para que isso seja cada vez mais comum. Sendo assim, vou destacar quatro páginas no Facebook (e alguns são blogs, também) que acompanho e acho interessante vocês se aproximarem dessas “manas” incríveis. Em todas as páginas há administradoras mulheres que lutam a cada dia por seu espaço e reconhecimento naquilo que deveria ser tratado como algo normal, uma vez que o ato de torcer foi inciado por mulheres.

1 – Dibradoras “ELAS têm o ~dibre. Dentro e fora das 4 linhas

Regido por uma ex-colunista do São Paulindas e suas amigas, é a união de mulheres que disseminam a cultura esportiva para mulheres e militam por mais visibilidade.. O grupo tem quase dois anos, e tem como objetivo disseminar a ideia e os feitos da mulher no esporte. Elas desenvolvem textos e vídeos, organizam eventos e toda segunda-feira divulgam um novo podcast.

Siga no Facebook – Dibradoras

2 – Mulheres em campo “Porque a resenha, também é nossa!

“O blog Mulheres em Campo, surgiu do amor ao futebol e se mantém, vivo e forte pelo desejo de levar aos nossos leitores, apenas o melhor em textos e crônicas, provando a cada dia, que mulher não só entende do assunto, mas sim tem plena propriedade do que diz”, conforme relata o perfil.

O blog surgiu em 2015 e reuniu torcedoras, de diversas áreas, para escrever sobre o que elas mais gostam: futebol! São cerca de duas colunistas por time que fazem: pré e pós jogo e crônicas dos seus amados clubes.

Siga no Facebook – Mulheres em Campo

3 – Hoolibras 

A página narra fatos que para muitos são imperceptíveis sobre a vida de torcida organizada. Há o quadro de entrevistas chamado “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, que conta a história de mulheres que são componentes ou diretoras de torcidas organizadas, e que carregam a bandeira com bravura, em um mundo que para muitos é dominado por homens, e que trazem conselhos e seu conhecimento ao publico.

Siga no Facebook – Hoolibras 

4 – Lugar delas é na bancada – Termo vindo da frase de uma torcedora exemplo “Lugar de mulher é onde ela quiser… especialmente na BANCADA”.

Ironizando o termo “Lugar de mulher é na cozinha”, elas trazem histórias e notícias de mulheres que são “crias da arquibancada”. Batendo de frente com esse preconceito. mostram que as mulheres podem se situar onde elas bem entenderem. Lutam pela inclusão das mulheres na bancada, mostrando que tudo o que a mulher faz é intenso e surte grandes resultados. Não poderia deixar de fora a página que eu conheço desde seu primeiro dia, sou a mãe dela.

Siga no facebook – Lugar delas é na bancada