Saudações Tricolores!

Se atravessamos uma das piores fases de nossa história, nosso passado glorioso e cheio de conquistas ainda faz valer o trecho de nosso hino “entre os grandes és o primeiro”.

A IFFHS (sigla em inglês para Federação de História e Estatística do Futebol) publicou mais um de seus rankings, dessa vez sobre os melhores clubes na primeira década do século 21. E dentre os clubes brasileiros o São Paulo foi o clube com a melhor colocação aparecendo na 12a posição.
Depois do São Paulo aparecem Cruzeiro na 23a posição e Santos na 26a posição. Depois dos dois só temos mais clubes brasileiros a partir da 54a posição.

Com tanta notícia ruim na atualidade, ao menos nosso passado ainda nos traz reconhecimento e prestígio em nível global.
Sabemos que nenhum clube vive de passado e que a maioria dos jogadores da equipe atual está longe de apresentar um nível similar ao dos jogadores do referido período.
Mas principalmente em um momento como esse é importante resgatar o quanto esse clube é grande e o quanto somos respeitados por nossa trajetória vencedora no mundo inteiro.

O período que foi considerado como critério para a elaboração do ranking foi um dos momentos mais vitoriosos de nossa história.
O tri-campeonato na Libertadores e o mundial, o tetra, o penta e o hexa no Campeonato Brasileiro…

Temos que nos apegar a essas memórias, não para justificar o jargão “time grande não cai”, mas sim para fazer delas incentivo para o futuro. Se nós torcedores não acreditarmos na capacidade de recuperação do nosso time, ninguém vai fazê-lo.

Vocês podem conferir o ranking completo no site da IFHHS: http://iffhs.de (site em inglês).