Você é são-paulino(a) de alma e coração. É sócio(a)-torcedor(a). Vai a todos os jogos que pode no Morumbi. Gasta boa parte do seu salário comprando produtos do time. Tem em casa uma coleção de camisas raras, comemorativas, retrô. Já acompanhou o Tricolor jogando fora de casa. Se considera mais do que fanático. Mas você conhece as pessoas que compõem a diretoria do São Paulo? Sabe qual a responsabilidade de cada cargo dentro do clube?

No topo da pirâmide hierárquica do clube está Carlos Augusto de Barros e Silva, conhecido como Leco, nosso presidente desde novembro de 2015 até abril de 2017. Embora ele assuma o cargo mais alto no São Paulo, não é ele o responsável direto pelo que você em campo (contratação de jogadores, uniformes, patrocínio e etc). É pra isso que existem os vice-presidentes: pra cuidarem de assuntos específicos dentro da instituição. 

O vice-presidente de administração e finanças se chama José Jacobson Neto, enquanto quem trata da parte social e de esportes amadores é o Carlos Henrique Sadi, da área de comunicações e marketing o José Francisco Cimino Manssur e dos patrimônios do clube, Elias Barquete Albarello. O responsável pela ida e vinda de jogadores é o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, que se envolveu em um episódio polêmico com o ex-presidente Carlos Miguel Aidar no ano passado e acabou deixando seu nome em destaque na mídia. Assim como na administração de um país, no São Paulo, se houver renúncia, morte ou destituição do cargo por impeachment, quem assume o posto do presidente Leco é seu vice, Roberto Natel. Aquele que auxilia e é porta-voz da presidência é o assessor, que no nosso clube é o cargo do conselheiro Rodrigo Gaspar.

Vice-presidentes e diretores reunidos com Leco no Morumbi. Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Os demais integrantes que compõem os “bastidores” do São Paulo são os diretores:

DIRETOR SECRETÁRIO GERAL – José Carlos Ferreira Alves
DIRETOR JURÍDICO – Paulo Eduardo Mutti
DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO – Marcos Francisco de Almeida
DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Carlos Alberto de Mello Caboclo
DIRETOR ADMINISTRATIVO – José Moreira
DIRETOR FINANCEIRO – Adilson Alves Martins
DIRETOR DE ORÇAMENTO E CONTROLE – Sergio Viola Alves
DIRETOR SOCIAL – Manuel José Mendes Moreira
DIRETOR DE ESPORTES AMADORES – Fernando Bracalle Ambrogi
DIRETOR DE FUTEBOL PROFISSIONAL – Rubens Antonio Moreno
DIRETOR DE FUTEBOL AMADOR – Luiz Antonio da Cunha
DIRETOR DE MANUTENÇÃO – Tércio Bispo Molica
DIRETOR DE OBRAS – Sílvio Paulo Médici
DIRETOR DE ESTÁDIO – Rafael Moreira Palma 
DIRETOR DE MARKETING – Vinícius Pinotti
DIRETOR DE COMUNICAÇÕES – Bruno Caetano
DIRETOR OUVIDOR – Roge David
DIRETORA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – Angelina Juvêncio 

Além da presidência e diretoria, o São Paulo tem em sua estrutura os conselhos, que são corpos de membros eleitos que supervisionam as atividades do clube. O conselho deliberativo é o principal agente nas definições das políticas e das estratégias gerais do instituição, e seu presidente é o Marcelo Abranches Pupo Barboza. Já o conselho fiscal  é responsável por fiscalizar, como próprio nome diz, os atos da diretoria, e verificar se seus deveres legais e estatuários estão sendo cumpridos. O conselho consultivo, por sua vez, é o orgão responsável pela manutenção das tradições éticas, filosóficas e históricas do clube. A lista de conselheiros é extensa e pode ser conferida aqui.

Por: Nathalia Perez
Fonte consultada: site oficial do São Paulo Futebol Clube
Siga no Twitter: @SPFC1935 e @nathaliaperez