A prática do futebol feminino é motivo de polêmica desde que surgiram os primeiros indícios la na Dinastia, onde elas jogavam uma variação de um jogo chamado Tsu Chu, onde era usual as mulheres desempenharem jogos com bola. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Eriberto Moura, os primeiros jogos realizados por mulheres podem ter sido em 1908 e 1909, mas o que realmente ficou marcado foi um jogo beneficente para a construção do hospital da Cruz Vermelha, porém foi uma partida realizada entre homens e mulheres em 1917. Em 1921 ocorreu mais um jogo histórico, e considerado oficial, dessa vez foi entre as mulheres dos bairros Cantareira e Tremembé. 

Em 14/04/941, o Decreto-lei nº 3.199, dizia que “às mulheres não se permitirão a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Esse artigo foi regulamentado em 1965 pelo Conselho Nacional de Desportos, onde a deliberação nº 7 dizia que: “não é permitida a prática feminina de lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, pólo, halterofilismo e baseball”.
Em 1981 foi revogada essa decisão sobre a prática do futebol pela mulher, após essa data várias equipes foram criadas no Brasil. Como a equipe carioca Radar que conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. Em 1987 surgiram mais de quarenta mil jogadores cadastradas na CBF.
Seleção Brasileira:

A primeira convocação da seleção brasileira aconteceu em 1988. Já em 1991 a seleção disputou o Sul Americano e se classificou para o Mundial que iria acontecer na China, o qual foi o primeiro realizado pela FIFA, onde a seleção ficou em 9º lugar.
Em 1998 a seleção conquistou o tri campeonato Sul Americano, e no Mundial realizado nos EUA em 1999 o Brasil voltou para a casa com o honroso 3º lugar, onde rendeu a classificação para as Olimpíadas de Sidney onde a seleção conquistou o 4º lugar. 
Em 2004 nas Olimpíadas realizada em Buenos Aires o Brasil voltou com a medalha de prata, perdendo a final para os Estados Unidos.  Em 2007 a seleção conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano no Rio de Janeiro. 
Por: Bianca Lamattina
@spfc1935 @bialamattina