Saudações Queridos Leitores!
A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol feminino começou dia 7 de setembro e oito jogos abriram a primeira rodada. A equipe campeã da edição de 2014 foi a Ferroviária de Araraquara (SP).
Pra começar, a TV Brasil transmitirá todos os jogos do campeonato, eba! 
O Campeonato é uma das estratégias que englobam medidas para o fortalecimento da prática do esporte entre as mulheres no Brasil, assim como a criação de uma seleção permanente e um calendário com as competições nacionais: O Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Vale sempre lembrar que as meninas do Brasil conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Pan- Americanos no Canadá.
Quanto aos Times:
A Ferroviária de Araraquara (SP) foi a primeira equipe a garantir sua vaga no torneio, tendo vencido o Brasileirão e a Copa do Brasil Feminina de 2014. As meninas do Kindermann, de Santa Catarina, vice-campeãs, também garantiram seu lugar na competição de 2015.
Mais quatro equipes estão na competição, estas, disputaram série A ou B do futebol masculino em 2014.
Santos, Flamengo, América Mineiro e Portuguesa mostraram interesse em disputar a competição feminina. Essa forma de ingresso abriu espaço para outros clubes que não investiam na modalidade, como o América Mineiro e o Flamengo. Santos tem uma história na modalidade e com “as sereias da vila” foi bicampeão na Libertadores Feminina e Copa do Brasil.
A portuguesa, como uma das equipes pioneiras na modalidade, é um dos poucos grandes clubes com estrutura completa para as jogadoras, conta com investimentos na equipe desde 1990.
As demais equipes ingressaram no campeonato devido às suas posições no Ranking Nacional de Clubes Femininos da CBF.
São Paulo conta com mo maior número de participantes, além da Ferroviária, Portuguesa e Santos, participarão Centro Olímpico, Rio Preto e São José. Duque de Caxias e Flamengo são as equipes cariocas.
Iranduba do amazonas e Pinheirense do Pará representam a região Norte. As baianas do São Francisco, as paraibanas do Botafogo, as cearenses do Cucaia, as piauienses do Tiradentes, as pernambucanas do Vitória e as maranhenses do Viana, representam a região Nordeste.
O único representante do Centro- Oeste é a equipe Mixto do Mato Grosso.
A região Sul conta com o Kindermann e a equipe do Foz Cataratas do Paraná.
A disputa:
Na primeira fase, as 20 equipes estão divididas em quatro grupos e se enfrentam em cinco rodadas de turno único. As duas melhores equipes de cada grupo classificam-se para a segunda fase, onde serão divididas em dois grupos de quatro equipes, que jogam entre si em dois turnos. Nesta fase, a CBF realizará um processo de sorteio das jogadoras da seleção permanente para que reforcem as oito equipes.
As duas melhores dos dois grupos avançam para a fase semifinal, em jogos eliminatórios de “ida e volta” ou “mata-mata”. As vencedoras se enfrentam na grande final também em dois jogos, com transmissão da TV Brasil.
A novidade do Campeonato Brasileiro deste ano é que as jogadoras da seleção permanente poderão ser aproveitadas pelos clubes. Os oito clubes que chegarem à segunda fase escolherão as atletas a partir de um sistema de seleção, conhecido como draft. As normas e os critérios para esta escolha ainda serão definidas pela CBF. 
Desejamos boa sorte às equipes, boa sorte às meninas e que as estrelas brilhem!!!
Por: Tamyres Silva
@TamyresCecilia
Fonte:http://www.ebc.com.br/