No próximo domingo, 19, o São Paulo estará no Recife para enfrentar, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Sport. Ano passado, embora o time pernambucano tenha feito uma campanha mediana em relação ao nosso vice-campeonato, derrotou o Tricolor por 1 a 0 em casa e conquistou sua segunda vitória, em 11 confrontos entre os times pela série A do Brasileirão, em cima do São Paulo. Porém, em 2012, o Tricolor venceu a partida de ida no Morumbi, e, na volta, colaborou para a queda do Leão para a segunda divisão, em uma vitória de virada. Você se lembra deste jogo?
27 de outubro de 2012 é a data. O Sport nos recebeu com a Ilha do Retiro lotada, onde quase 32 mil fanáticos foram apoiar o seu time do coração. Nós, no G4. Eles, próximos à degola. O Leão vinha de uma sequência de duas vitórias consecutivas e estava confiante de que, neste jogo, se afastaria da zona de rebaixamento. O jogo começou com muita pressão do time da casa, com chegadas rápidas pelas laterais, até que uma delas resultou em um escanteio, e, logo nos primeiros minutos de bola rolando, Gilberto abriu o placar, de cabeça, pro Sport.
Lucas estava em uma de suas piores fases e completava, nesta partida, dois meses sem marcar gols. Jadson estava suspenso, Osvaldo estava lesionado. Dependíamos do Fabuloso e do Lucas, e eles não nos decepcionaram. 4 minutos depois do gol do time da casa, em um chutaço de pé direito, de fora da área, Lucas quebrou o jejum e empatou o jogo. E esse era só o começo da virada e do sucesso absoluto do camisa 7 na partida.
Foto: Antônio Carneiro/Agência Lance
Depois do gol sofrido, a equipe rubro-negra se tornou vulnerável e os erros do sistema defensivo começaram a ser frequentes. Faltando 15 minutos pro fim do primeiro tempo, o goleiro do Sport saiu para fazer uma defesa tranquila em um cruzamento do Fabuloso, mas falhou e acabou jogando a bola nos pés do Lucas, que não desperdiçou a chance e marcou seu segundo gol no jogo. Além de Saulo, 5 minutos depois, Rivaldo também falhou e acabou fazendo um gol contra, que foi o terceiro do São Paulo.
No segundo tempo, o time anfitrião mal conseguia criar jogadas e o Tricolor conseguiu dominar a outra metade do jogo. O quarto gol do São Paulo aconteceu aos 13 minutos, quando Lucas e Fabuloso tabelaram, o camisa 7 correu pra receber a bola dentro da área e mandou pro fundo da rede. Quando a torcida do Leão já deixava o estádio, aos 31 minutos, Paulo Miranda e Rhodolfo prensaram Gilberto que vinha correndo sozinho fora da área, mas o juíz deu pênalti e o Sport diminuiu a desvantagem. O jogo acabou 4 a 2 para nós, em uma noite de hat-trick do Lucas e excelente atuação do Luis Fabiano.
Foto: Rubens Chiri/Agência Estado
No próximo confronto, enfrentaremos um time muito diferente do de 2012. A grande diferença de hoje para três anos atrás é a forte marcação que o time rubro-negro vem impondo dentro do gramado, isso sem ser um time totalmente defensivo. Apesar do Sport ter um grande desafio na próxima quarta, 22, pela Copa do Brasil, o que pode fazer com que o Baptista entre com um time misto em campo contra o Tricolor, ainda é um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro. A única coisa que a torcida tricolor espera dos jogadores do São Paulo é a vontade de vencer. Que a quarta vitória em cima do Leão fora de casa venha e que voltemos ao lugar de onde nunca deveriamos ter saído: o G4. 
Fontes consultadas: GloboEsporte.com e Futebol.com
Siga no Twitter: @nathaliaperez e @SPFC1935