No último dia 03 de abril, o São Paulo comemorou 10 anos da conquista de seu último título Paulista. Na ocasião, em 2005, o Tricolor empatou com o Santos em Mogi Mirim e sagrou-se campeão pela última vez em sua história, até então.
De lá pra cá, 10 eliminações – quatro delas contra o Santos – marcam a nossa trajetória pelo campeonato estadual.

Campeões em 2005: faz tempo!

Relembre as situações:

2006 – O Paulista foi disputado no formato de pontos corridos. O Santos foi o campeão e São Paulo vice, com um ponto a menos que o alvinegro da Vila Belmiro.

2007: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA SÃO CAETANO NO MORUMBI.
Caímos na semifinal. A primeira partida foi disputada no Pacaembu e terminou em empate por 1 a 1. No dia 21/04/2007, o São Paulo perdeu por 4×1 para o São Caetano em pleno Morumbi.


2008: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA PALMEIRAS NO MORUMBI.

Caímos na semifinal. No primeiro jogo, o São Paulo derrotou o Palmeiras no Morumbi com direito a gol de mão de Adriano Imperador. No dia 20/04/2008, o Palmeiras derrotou o São Paulo por 2×0 no antigo Palestra Itália.

2009: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA O CORINTHIANS NO MORUMBI.
Caímos na semifinal. A primeira partida ficou marcada pelo gol de vitória e virada alvinegra de Cristian, que fez 2 a 1 e mostrou o dedo médio para nossa torcida. No dia 19/04/2009, o São Paulo perdeu por 2×0 para o Corinthians no Morumbi.

2010: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA O SANTOS NO MORUMBI.

Caímos na semifinal. A partida de ida, no Morumbi, teve derrota tricolor por 3 a 2 (com gol de Durval aos 44min do segundo tempo). No jogo de volta, 3×0 Santos na Vila.

2011: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA O SANTOS NO MORUMBI.

Caímos na semifinal. 2×0 Santos no Morumbi, em jogo único.

2012: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA O SANTOS NO MORUMBI.

Caímos na semifinal. No Morumbi, mais uma vez pro Santos: 3×1.

2013: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA O CORINTHIANS NO MORUMBI.
Caímos na semifinal e mais uma vez, no Morumbi . Jogo terminou 0x0, mas o São Paulo perdeu por 4×3 nos pênaltis.


2014: SÃO PAULO ELIMINADO NO PAULISTÃO PARA O PENAPOLENSE NO MORUMBI.
Dessa vez, nos despedimos do torneio nas quartas de final, no Morumbi. Jogo terminou 0x0, mas o São Paulo perdeu por 5×4 nos pênaltis.

Esse ano, a história não foi diferente. Mais uma vez, fizemos uma ótima campanha no início do torneio, exceto pelo fato de não ter ganhado nenhum clássico (derrota para o Corinthians, derrota para o Palmeiras com direto a gol do meio da rua e empate com o Santos, na primeira fase). Hoje, dia 19/04/2015, caímos na semifinal, mais uma vez e para o Santos, de novo!
O jogo terminou 2×1 com direito a golaço de Geuvânio, que conduziu a bola da defesa até o ataque, sem ser incomodado por nossa marcação (oi? marcação?). Nada foi criado, nenhum perigo oferecido ao goleiro santista (que eu nem sei como se chama!), apenas um gol achado no final do jogo, por Luís Fabiano.

Geuvânio, autor de um golaço contra o Tricolor em mais uma eliminação

O maior jejum do São Paulo em Paulistas foi de 1957 até 1970, período em que aconteceu a construção do Morumbi e o time não era lá aquelas coisas por conta da escassez de grana. Mas é complicado explicar essa sequência de eliminações em mata-matas – isso porque só citei as derrotas no Paulista, mas muitas outras aconteceram em Sulamericana, Copa do Brasil, Recopa, Libertadores da América. Vocês devem se lembrar muito bem!

Robinho comanda o ataque santista

Há tempos que o São Paulo não mete medo em ninguém, infelizmente. É uma triste realidade, é comprovado. Só nos resta lamentar e aguardar o próximo ano. “Não é mole, não / Já são 10 anos sem ganhar um Paulistão…” 

Sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935

Créditos fotográficos: UOL e Rubens Cavallari/Folhapress