Faltam menos de 100 dias para a Copa do Mundo Feminina de Futebol que será realizada no Canadá. Esta é a 7ª edição do torneio que acontecerá entre 6 de junho e 5 de julho de 2015.

A taça tão sonhada por nós!

Na competição, teremos 24 seleções divididas em 6 grupos que jogarão a primeira fase em 6 cidades distintas: Edmonton, Vancouver, Winnipeg, Ottawa, Montreal e Moncton.
Nossas meninas farão os dois primeiros jogos em Montreal e o último da fase em Moncton.
Teoricamente é um grupo fácil, com Coréia do Sul em 9 de junho, Espanha em 13 de junho e Costa Rica em 17 de junho.

As seleções já estão se preparando para a competição e são muitas as favoritas, cada uma com sua característica dominante.
A Alemanha vêm despontando na modalidade e é uma das líderes no ranking da FIFA, os Estados Unidos é a referência, é tradição, o futebol feminino faz parte da cultura do americano e as meninas já nascem chutando bola, praticamente.
O Japão tem disciplina de sobra e é o atual campeão do mundo, a França
também chega forte e preparada, também é favorita. Suécia merece
destaque e o Canadá, lógico, por ser dono da casa.

Canadá preparado para o Mundial: faltam menos de 100 dias

E o Brasil? O que podemos esperar de nossa seleção?

Além do talento já conhecido de nossas jogadoras, a CBF criou a seleção feminina permanente que visa a preparação intensa das meninas para duas das competições mais importantes neste e no próximo ano: Copa no Canadá e Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro

Com a criação desse trabalho, a entidade máxima do futebol é a responsável pelo condicionamento (físico e técnico), além do salário das jogadoras, afinal, as atletas deixaram seus respectivos clubes para dedicação integral ao selecionado. Algumas atuam fora do Brasil, mas a intenção da CBF foi muito boa, no meu modo de vista. Com o foco total dessas meninas somente voltado para a Seleção, a Copa do Canadá pode nos trazer bons frutos.

Alguns países já estão se mobilizando para divulgar a aproximação do torneio, como Canadá (o país sede) e os americanos que MATARAM A PAU na campanha de apoio criada para a sua seleção: traçaram um paradoxo entre a eliminação dolorosa dos EUA na Copa do Mundo de 2014, no Brasil e depositaram todas as fichas nas meninas para curá-los dessa decepção. Assistam, é de arrepiar!

Será que, aqui no Brasil, alguém pensa fazer algo parecido para apoiar nossas jogadoras? Aposto que vexame igual ao 7×1 elas não irão passar, mesmo sem receber apoio e altas cifras que sustentam o futebol masculino, acreditem!

Arte de rua na Coréia: prontas pra Copa!

As ruas da Coréia do Sul já respiram futebol feminino também e artes foram pintadas por lá. A Seleção da Noruega, via twitter, destacou os 100 dias que faltam para a competição e disseram estar “se deliciando com a estreia desde já”.

A jogadora holandesa Vivianne Miedema demonstrou ansiedade para sua primeira atuação na Copa do Mundo em foto postada: “Não vejo a hora de jogar com esta bola!” e as colombianas postaram a preparação da equipe para o Mundial.

Colômbia em treinamento para o Mundial
Vivianne com fome de Copa!

No Brasil, pouco se fala na imprensa e as manifestações são bem pontuais. Em janeiro, o portal da CBF destacou a passagem do troféu pelo Brasil que contou com evento organizado pela entidade e participações de José Maria Marin, e o presidente eleito da CBF e presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, o secretário-geral Jérôme Valcke e a gerente de desenvolvimento de futebol feminino, Mayi Cruz Blanco, o ministro do Esporte, George Hilton, o técnico da Seleção Brasileira, Vadão, o coordenador Fabrício Maia e a capitã Bruna Benites.

Créditos: Rodrigo Corsi/FPF

A jogadora comentou sobre o sonho de erguer o troféu: “Vi a taça pela
primeira vez e sonhei com ela. Esse é um grande passo para uma
conquista”.

Como preparatório para o Mundial, a seleção disputará a Copa Algarve, em Portugal, de 4 a 11 de março. Na primeira fase, o Brasil enfrentará a China, Suécia e Alemanha. Só pedreira, mas que promete ajudar na preparação do que vem pela frente. Saiba mais sobre o torneio e data das partidas aqui

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF


Confira os países que já venceram a Copa do Mundo Feminina de Futebol

1991 -> Estados Unidos

1995 -> Noruega

1999 -> Estados Unidos

2003 -> Alemanha

2007 -> Alemanha
2011 -> Japão

E em 2015? Será que dá Brasil?
Sonhamos com essa conquista por toda a luta que o futebol feminino enfrenta no Brasil. Melhorias pontuais foram feitas, ainda falta muuuuuita coisa, mas o nosso papel é apoiar e torcer pelas meninas e, se possível, conhecer, divulgar e se informar mais pelo esporte que todos amam, mas que são praticados por elas!

Assista ao vídeo promocional “2015 FIFA Women’s World Cup” feito pelo canal de esportes TSN

Créditos fotográficos: FIFA Women’sWorld Cup
(@FIFAWWC)

Fontes consultadas: Blog Futebol para Meninas/Lancenet! e CBF

Sigam no twiiter: @robertanina e @spfc1935