Em uma das minhas matéria aqui para o São Paulindas, resgatei a história do uniforme Tricolor desde fundação do clube até o presente momento (leia mais clicando aqui).
O manto Tricolor é representado pelas cores: Vermelho, branco e preto. Assim que foram definidas as cores, houve também a definição do nosso escudo, desenhado pelo estilista alemão Walter Ostrich, em 1930.
“O emblema é composto por um triângulo isósceles com o lado superior maior encimado por um retângulo, com altura equivalente a metade da lateral do triângulo, fundo preto e as letras SPFC, tipo mensageiro “courier”, em branco. No interior do triângulo acima descrito, uma faixa branca central com ¼ da lateral menor, ladeado por um triângulo escaleno vermelho e outro preto, nessa ordem” – definiu o Estatuto Social do SPFC em 2008.
Agora que já sabemos de onde vieram a escolha das cores, como foi criado o escudo e as transformações que o mato sofreu durante esse período, vamos conhecer os clubes que possuem uniformes muito parecidos com o do São Paulo FC:

Botafogo FC ou Botafogo de Ribeirão Preto

Cidade de Ribeirão Preto, interior de SP
Fundado em 1918
Cores: Vermelho branco e preto.
Esporte Clube Primavera
Indaiatuba – SP
Fundado em 1927
Cores: Vermelho, branco e preto.
Além do uniforme, o escudo é bem semelhante ao do Tricolor Paulista.

Santa Cruz Futebol Clube
Recife/PE
Fundado em 1914
Cores: Vermelho, branco e preto
Inicialmente o clube adotada as cores preto e branco, que representavam a entidade. Por solicitação da Federação de futebol da época, o Santa Cruz acrescentou em seu manto o vermelho onde, com a junção das cores preto, branco e vermelho, são as representação das três raças que construiram a nação brasileira (negra, branca e índia).
E você? Conhece algum clube que tem elementos parecidos com o do São Paulo FC?
Por: Mariana Telhada
Twitter: @telhadinha — Instagram: @maritelhadinha

 Créditos: wikipédia; Campeão do Futebol; site oficial: Esporte Clube Primavera; Santa Cruz Futebol Clube; Botafogo FC;