Apesar da crise financeira entre os clubes brasileiros, de forma geral todas as equipes tiveram um bom crescimento e valorização nas suas marcas de 2013 para 2014.

De acordo com o estudo realizado pela BDO,  divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, houve uma valorização no geral de 19%, quando comparado ao ano passado.

O Corinthians é quem assume o topo do ranking com o valor de marca de R$1.236,1 bilhão, seguido pelo Flamengo com R$1.006,1 bilhões e pouco mais atrás vem o São Paulo FC com R$879,1 milhões.

Ranking das Marcas dos Clubes brasileiro em 2014:
1º. Corinthians – R$ 1.236,1 bilhão
2º. Flamengo – R$ 1.006,1 bilhão
3º. São Paulo – R$ 879,1 milhões
4º. Palmeiras – 576,1 milhões
5º. Grêmio – R$ 478,5 milhões
6º. Internacional – R$ 453,7 milhões
7º. Santos – R$ 416 milhões
8º. Cruzeiro – R$ 407,2 milhões
9º. Atlético-MG – R$ 357,6 milhões
10º. Vasco – R$ 339,6 milhões
11º. Fluminense – R$ 218,5 milhões
12º. Botafogo – R$ 172,2 milhões

Grêmio e Cruzeiro estão entre os 10 primeiros da relação e são os times que mais subiram de colocação no ranking, sendo: Grêmio de 7º para 5º lugar e Cruzeiro de 10º para o 8º lugar.

Com base em 21 variáveis, que englobam o financeiro dos clubes e poder aquisitivo da torcida, a BDO concluiu que grande parte das evoluções das marcas referem-se ao aumento das cotas de TV, marketing e o programa de benefícios sócio-torcedor.

Mas quais as melhorias que devem ser feitas,  para que a marca do São Paulo FC se valorize e atinja o topo do ranking? 
 

Morumbi Tour
 Sabemos que o programa sócio-torcedor tem trazido um bom retorno para os clubes e o São Paulo FC tem mudado sua atitude perante aos sócios. Aos poucos o clube vem mudando sua forma de trabalhar o ST levando para o eventos com jogadores,  Morumbi tour com parceria com a Passaporte FC, entre outros.
Além disso, o olhar do marketing pode ser diferenciado quando se diz à produtos que levam a marca do SPFC e quem mais sofre com isso são as mulheres. Não há muitas opções de camisetas ou acessórios do clube confeccionados exclusivamente para nós e já que somos um público em constante crescimento no meio futebolístico, acredito que possa ser um ponto a se observar.

Loja São Paulo Mania, responsável pela venda de produtos licenciados do clube
Valorizar os atletas que compõem o elenco são paulino, como camisetas diferenciadas e comemorativas, assumindo uma particularidade com cada e que levem a marca do SPFC.
 Parcerias com clubes de ponta, como Real Madri, Barcelona, PSG…

Dentre tantas outras maneiras que possam ajudar a melhorar e alavancar a marca do São Paulo FC para o topo do ranking.

E pra você, torcedor? O que pode ser feito para melhorar a marca do São Paulo FC?
Por: Mariana Telhada
Twitter: @telhadinha  Instagram: @maritelhadinha