O São Paulo FC também conhecido por SPFC, “O Mais Querido” e apelidado pelos torcedores como Soberano, é hoje um dos maiores e mais bem sucedidos clubes brasileiros.

É conhecido como o “Clube da Fé”, pela garra e perseverança que teve durante sua trajetória. É reconhecido como a 7ª associação esportiva no mundo à ganhar títulos internacionais.

Poderia ir mais além, falar dos campeonatos estaduais e brasileiros que conquistados, o respeito que o Tricolor adquiriu de seus adversários, dentre tantas outras coisas. Mas ainda não existe nada que represente todo esse amor, de forma comovente e gloriosa do que o hino do São Paulo Futebol Clube.


O hino foi composto entre os anos de 1935 e 1936 por José Porfírio da Paz, um farmacêutico, apaixonado por futebol e fanático pelo São Paulo da Floresta (assim chamado na época).

Tudo começou quando Porfírio foi notificado que perderia a casa onde morava por falta de pagamento e, por conta do nervosismo, ele passou a cantarolar uma canção que envolvia o nome do clube na qual ele era apaixonado, o São Paulo FC.

Pouco tempo mais tarde, Porfírio da Paz compôs a letra que viria ser o hino do Tricolor Paulista.

“Quase tudo que recebia ia para o clube. Quando fui avisado da perda da casa, fiquei desolado. Andava de um lado para o outro, sem saber o que fazer. Mas o amor pelo São Paulo foi maior e ao invés de desistir, comecei a cantarolar “Salve o tricolor paulista” e compus o hino do clube. Foi cantando o hino que eu e minha família deixamos nossa casa”. — Porfírio da Paz.

Porfírio apresentou o hino do clube somente em 1942, data em que foi oficializado. Porém, durante alguns anos, algumas frases e estrofes foram modificadas, até chegar à estrutura que conhecemos e cantamos até hoje.

O hino do São Paulo FC é com certeza um dos mais belos hinos dentre os clubes brasileiros. Nele podemos encontrar entrelinhas, a trajetória e história do Tricolor. Há cada estrofe cantada, é uma forma de se manter vivo e aceso todo amor pelo Mais Querido.

Por: Mariana Telhada
Twitter: @telhadinha  – instagram: @maritelhadinha