Quase ninguém a conhece, mas o fato é que essa mulher figura a lista de finalistas do Prêmio Puskás Award (organizado pela FIFA) e que elege o gol mais bonito do ano. A jogadora de futebol Stephanie Roche é irlandesa, tem 25 anos e alcança um feito inédito já que essa é a primeira vez na história que uma mulher pode ganhar o troféu conquistado apenas por homens.

A jogadora irlandesa de 25 anos (Foto: Irish Times)

Em partida oficial pelo Campeonato Irlandês feminino, em outubro de 2013, a garota deu um chapéu na rival e, sem deixar a bola tocar no chão, acertou lindo chute de voleio. Na ocasião, Stephanie jogava pelo Peamount United contra o Wexford Youths. Atualmente, a finalista defende o ASPTT Albi, da França.

Os adversários que Stephanie precisa desbancar são astros de times europeus que concorrem com gols marcados nesta Copa do Mundo. Trata-se do colombiano James Rodriguez que marcou um golaço na partida da Colômbia contra o Uruguai, pelas oitavas de final do torneio e do famoso gol de peixinho marcado pelo holandês Van Persie, em partida contra a Espanha, na estreia do Mundial.

Apesar da indicação já ser um feito inédito, seria muito incrível se uma mulher ganhasse esse reconhecimento. Seria um passo gigantesco para as atletas e para a modalidade, além do mais, a irlandesa fez um gol digno de prêmio!

Desbancar gols de craques renomados marcados em um Mundial é difícil, mas não impossível. As comparações existem, a começar pela qualidade do vídeo e do torneio em que o gol da jogadora foi feito. O que deve ser levado em conta é a pintura do gol e não sua importância em uma competição e muito menos a qualidade de vídeo ou torneio.

(FOTO: FIFA.com)

Em sua conta no Twitter, Stephanie festejou e pediu ajuda do público:
“Yessssss!!!!! Vamos!! Tão feliz agora. Obrigado a cada um que votou em mim! Oh e se puderem continuar votando, por favor!

Você pode ajudar Stephanie Roche a levar esse troféu pra casa, basta votar no link oficial do prêmio Puskás: http://www.fifa.com/ballon-dor/puskas-award/index.html. A premiação do gol mais bonito do ano será no dia 12 de janeiro de 2015, em Zurique, na Suíça.

Confira o GOLAÇO de  Stephanie Roche:

Sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935