Pelo quinto ano consecutivo, o mês de outubro ganha destaque e a cor de rosa para alertar a população sobre prevenção e identificação do câncer de mama, doença que em 2014 deve registrar cerca de 57 mil novos casos. Este é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. A taxa de mortalidade ainda é alta, comparada a dos países desenvolvidos, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágio avançado.

A escolha de outubro para lutar contra a doença tem explicação porque trata-se do mês internacional de combate e prevenção ao câncer de mama e tem como objetivo conscientizar as mulheres para a realização do autoexame todo mês, o exame clínico todo ano e, a partir dos 40 anos, a mamografia anualmente. 

O São Paulo Futebol Clube também deu seu apoio à campanha e em coquetel realizado nesta quarta-feira (01/10) no Portão 2, mulheres convidadas puderam participar e ouvir um breve pronunciamento dos incentivadores do projeto, como por exemplo de Mara Casares, diretora feminina do clube. Entre os assuntos discutidos, Mara pediu para que todos sempre colaborem em prol da vida, informando os amigos e parentes sobre a importância de se detectar precocemente a doença para reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. As palavras foram endossadas pelo Vice-Presidente Social e de Esportes Amadores, Antônio Donizete, e do diretor social, Manoel Moreira.

Além da reunião com as mulheres, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo se preparou para destacar e incentivar, em entrada principal, uma placa com a frase “Câncer de Mama: O São Paulo FC abraça esta causa / Outubro Rosa – Detecção precoce ainda é o melhor remédio”. Os torcedores que passarem pelo estádio poderão conferir o apoio público do clube.

Ações de apoio

O São Paulo FC realizará no dia 5 de outubro o corte de cabelo solidário, com colaboração do salão My
Look, que será doado para confecção de perucas para crianças. Além disso, o evento conta com palestras com colaboradores do A.C. Camargo, psicólogas, nutricionista, oncologista e dermatologista sobre prevenção do câncer, saúde, bem estar, tabagismo e menopausa.
No dia 17, acontecerá o “chá entre amigas” para associadas e convidadas, com patrocínio da Eagle Rock e Escritório Diferença.

Todas as atividades terão o apoio e serão em favor do Instituto Neo Mama, que oferece atendimento multidisciplinar gratuito para mais de 1.200 mulheres acometidas pela doença, em Santos, litoral de São Paulo.

Fonte: Portão 7 e G1.

Créditos fotográficos: Rubens Chiri / São Paulo FC

Sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935