Para grande parte da população, futebol é um tipo de lazer. Acompanhamos campeonatos, discutimos partidas e esperamos o momento de encontrar com algum colega para discutirmos os resultados. Ou seja, o futebol faz parte da nossa rotina.

Na maioria das cidades brasileiras, as crianças sempre disputam partidas desde bem cedo e não são necessários chuteira e bola, também não é preciso um grande número de participantes, a criatividade e a adaptação dos que gostam do esporte é o único critério necessário à sua prática.

O futebol possui significado para o povo brasileiro, o que faz que para alguns esse esporte deixe de ser um lazer para se transformar em um dever.
Fazemos parte, pertencemos, compartilhamos emblemas, ídolos, hino, nós torcedores somos percebidos pela sociedade como um clã. Como componente da nossa cultura, o futebol traz sentido às nossas vidas, não somente a prática do esporte propriamente dita, mas as vidas dos personagens principais, de nossos ídolos, heróis dos espetáculos de ontem, hoje e sempre também são um aspecto importante ao nosso time.

Os mesmos que nos auxiliam, nos defendendo diretamente podem muitas vezes servir como modelo. A imagem do ídolo é carregada de uma gama de obrigações e muitas pessoas são influenciadas por suas ações, modelos são importantes ao esporte.

Através de suas imagens esses valores são refletidos e esses ídolos foram e ainda são participantes dos melhores momentos da história futebolística de nosso país.
 Diante da importância do futebol, os ídolos deixam à mostra o lado esperançoso do povo brasileiro, pois quando assistimos aos jogos e torcemos estamos renovando estes ciclos, apoiando a arte que é o futebol.

Temos símbolos que nos representam e inúmeros craques que certamente possuem talento, porém os ídolos assumem uma função ímpar, sobressaindo-se aos demais e muitas vezes com seus contextos de vida influenciam gerações. Por isso suas histórias são valorizadas, afinal, qualquer um que acreditar em seu sonho e em seu potencial está apto a ir à luta e conquistar seus objetivos. A imagem de um ídolo é relacionada às suas raízes, nos revelando de onde ele veio, afinal, não foram sempre famosos. São personagens importantíssimos do esporte e sempre estão presentes e em algum momento protagonizaram o melhor do espetáculo chamado futebol, enchendo de alegria os torcedores ou em momentos cruciais com sua coragem e bravura, mobilizaram e aproximaram o clube do torcedor, como um elo entre a torcida e o futebol.
Como a vida, o futebol se renova, como nossos pais, somos influenciados pelo que marca nossa época, os cultuamos mesmo nas épocas de incertezas. Que sempre tenhamos ídolos inspiradores, que mostrem às gerações a melhor forma de contribuir para este espetáculo e para a vida!
Por: Tamyres Silva