Arena Amazônia durante jogo do Botafogo – 11/10

Três meses depois do fim da Copa do Mundo e a volta da rotina do louco calendário da CBF, penso que o maior presente do nosso Ex-Presidente Juvenal Juvêncio, foi não ter cedido aos pedidos da Fifa. O que acabou não credenciando nosso estádio para a Copa.

Estádios vazios, alguns sem a devida manutenção, com ingressos caríssimos e dívidas do tamanho do mundo. Este tem sido o legado da Copa na maioria dos 12 estádios usados no Mundial.

Os clubes adquiriram dívidas astronômicas com BNDES e concederam à empresas e empreiteiras o direito de explorar as receitas de camarotes e áreas VIPs, área comercial para publicidade, placas de publicidade e em alguns até as vagas de estacionamentos.

A engenharia financeira que possibilitou a modernização de alguns estádios foi complexa: governos, prefeituras e clubes colocaram muito dinheiro no negócio, com três anos para começar a pagar e como garantia de pagamento deram CT’s.

Há clubes ainda não conseguiram vender os direitos do nome da arena, ou tampouco se iniciaram até aqui a venda de espaços comerciais e camarotes, outra fonte de renda importante.

A Arena Pantanal vive um impasse ao final da Copa do Mundo. A exemplo de outros estádios construídos para o Mundial, como a Arena da Amazônia e o Mané Garrincha, o campo foi construído em uma cidade que não conta com times nas principais divisões do futebol nacional, na capital Cuiabá. O governo estuda conceder o palco à iniciativa privada.

Nosso Morumbi carece sim de uma reforma e modernização. Mas como podemos fazer sem pressão e prazos insanos, temos muito a ganhar. Já temos a notícia do wi-fi gratuito aos torcedores a partir de 2015 e a batalha pela cobertura continua.

E, no fim, os estádios padrão Fifa são idênticos, mudando apenas de endereço.
Ficamos com o charme de um estádio grande e imponente. Com características marcantes, com as boas e velhas arquibancadas, que completaram 54 anos no último dia 2 de outubro.
As histórias e jogos marcantes da nossa casa, jamais serão superados!

Siga nos
@SPFC1935
@rob_santana