Formada em Educação Física pela Universidade de Brasilia, nascida em Belo Horizonte, Asaléa de Campos mudou a história de futebol no mundo, sendo a primeira juíza a apitar um jogo de futebol.

Quando ainda estava na escola, Léa como era conhecida, se apaixonou pelo futebol, tornando-se centroavante de um time de meninas. Léa não era um time de mulher masculinizada, ao contrário, ela foi Miss Belo Horizonte, depois tornou-se jornalista esportiva nas rádios mineiras, e também foi relações públicas do Cruzeiro.

Em 1987 começou sua carreira de árbitra após passar oito meses na Escola de Árbitros do Departamento de Futebol Amador da Federação Mineira de Futebol. Teve seu diploma reconhecido pela FIFA em 1971, encontrando muitas dificuldades até conseguir esse feito. 

Léa teve que recorrer por 3 anos ao Presidente da República, e se submeter a exames e testes para provar que mesmo sendo mulher, tinha condições físicas para exercer a função de árbitra de futebol.

Após ter seu diploma em mãos, Léa apitou jogos em quase todos os gramados brasileiros. Apenas a Federação Paulista de Futebol considerava ilegal uma mulher ser árbitra de futebol.

Mesmo encontrando oposição no meio do caminho, ela foi cada dia mais conquistando seu espaço, até ser selecionada para apitar a Copa Mundial de Futebol Feminino no México, representando o Brasil na arbitragem.

Sem nunca receber reclamação por suas arbitragens, Léa apitou partidas na Europa, e nas Américas do Norte, Sul e Central.

Por causa de problemas nos joelhos, Léa teve de se afastar do futebol, mas não dos esportes, ela ainda entrou para a luta livre e virou lutadora de boxe, formada pela Federação Mineira de Pugilismo.

Hoje em dia, Léa mora nos Estados Unidos, e é cronista esportiva dos jornais “Gol Internacional” e “Noticiero Colombiano”

Léa é um exemplo para nós mulheres apaixonada por futebol e pelo esporte. Apesar das dificuldades não podemos desistir de viver aquilo que sonhamos e gostamos e claro fazemos tão bem quanto os homens.

Por: Bianca Lamattina
@spfc1935 @bialamattina