A poucas horas de defender a seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 2014, contra a Costa Rica às 16 horas, o lateral da seleção Celeste, Álvaro Pereira, conta sua história de vida e futebol no livro infantil “El Álbum de Palito”.
O livro narra a trajetória do garoto uruguaio que, apesar de pouca estrutura física, foi o responsável pelo gol que classificou o Uruguai para a Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, competição que levou o Tricolor Celeste ao quarto lugar do mundial. 

O apelido de “Palito” foi dado por seu irmão, que quando criança, tentava chamá-lo pelo diminutivo, “Álvito”, mas não conseguia. Depois de muitas tentativas sem sucesso, “Palito” se tornou o apelido oficial do jogador, adotado também por torcedores e fãs.

A ideia de escrever um livro sobre a sua história de vida foi do editor Manuel Soriano e do amigo e também jogador, Augustín Lucas. “El Álbum de Palito” levou em torno de 6 meses para ser escrito e as ilustrações foram feitas por Federico Murro.


“Álvaro é uma pessoa tímida, reservada. Quando conversamos sobre a ideia ele não soube imaginar como seria um livro para as crianças com suas histórias de vida. Depois que viu os desenhos gostou bastante do trabalho” – disse Manuel, ao LanceNet.

Todo o dinheiro arrecadado nas vendas do livro serão revertidos para a “Fundação Celeste”, que cuida de crianças carentes do Uruguai. A iniciativa em criar a fundação partiu dos atletas que defenderam a seleção do Uruguai na Copa do Mundo de 2010, após a classificação contra a seleção de Gana. Na época, toda premiação recebida pelo jogadores, foi destinada para que a fundação pudesse iniciar os trabalhos. O objetivo dos atletas é de usar o esporte, em específico o futebol,  como ponte para a educação de crianças e jovens carentes.

– “Eu prefiro que recordem de Álvaro Pereira como uma grande pessoa, e não como um grande jogador. E isso é um pouco do que transmite o livro. Que sempre sendo uma boa pessoa, e trabalhando com respeito a qualquer um, pode se chegar muito longe”. – disse, Palito em entrevista ao SporTV.

Hoje, Álvaro Pereira continua escrevendo sua história no futebol. Muito querido pela torcida São Paulina, o lateral-esquerdo tem o apoio e prestígio dos brasileiros nesta Copa do Mundo. Estamos na torcida para que o Tricolor Celeste brilhe cada vez mais e consiga alcançar a classificação defendendo as cores do Uruguai.

AVANTE TRICOLOR CELESTE, AVANTE URUGUAI!!

Por: Mariana Telhada
Twitter: @telhadinha  Instagram: @maritelhadinha