Apenas quatro jogadores do futebol brasileiro foram convocados por Felipão para representar o nosso país na Copa do Mundo. São dois goleiros e dois atacantes: Jefferson (Botafogo-RJ), Victor (Atlético-MG), Fred (Fluminense-RJ) e Jô (Atlético-MG). O São Paulo futebol Clube tem histórico em participações de seus jogadores em Mundiais e muitos já sagraram-se campeões pela seleção canarinho, mas neste ano, nosso representante Tricolor defenderá outro país e aposto que, nem por isso, deixaremos de torcer por ele.

Trata-se de Álvaro Daniel Pereira Barragán, o nosso lateral esquerdo, uruguaio e raçudo, mais conhecido também como Palito Pereira. Álvaro defende a Celeste desde 2008, já disputou a Copa do Mundo em 2010, na África do Sul e faz parte do grupo que foi Campeão da América em 2011. Meio tímido, mas com aquela doação habitual de todo uruguaio em campo, Palito caiu nas graças da torcida Tricolor.

O jogador chegou ao São Paulo em janeiro, vindo de empréstimo da Inter de Milão. Apesar de atuar com frequência no meio de campo na seleção, ele passou a ser utilizado no Brasil como lateral-esquerdo, uma posição carente no clube. Nos últimos jogos, Álvaro entrou em campo usando uma máscara protetora no rosto por conta de uma lesão no jogo contra o CSA de Alagoas, pela Copa do Brasil. Palito fraturou o nariz, passou por cirurgia e nem por isso deixou de jogar.

Muito amigo de Lugano – outro uruguaio que fez história no São Paulo, Álvaro já confidenciou segredos do zagueiro que ainda guarda o Tricolor no coração. “O Lugano sente saudades do clube, mas sei que está contente, porque tem um amigo jogando no São Paulo. Ele torce por nós e quer que a equipe conquiste muitos títulos”, afirmou o lateral no começo do ano. Diego Lugano foi o principal intermediário da contratação de Pereira. O principal objetivo do capitão da seleção uruguaia foi encontrar um clube para que seu companheiro de equipe pudesse atuar como titular até a Copa do Mundo de 2014. E deu tudo certo! Palito chegou, conquistou seu espaço rapidamente, tem o carinho da torcida e o reconhecimento de Muricy e diretoria

Ficamos na torcida para que nosso uruguaio tenha um bom desempenho no Mundial e que volte – de preferência inteiro, sem lesões – o quanto antes para ocupar seu posto na equipe titular.

Vamoooooooooo São Pauloooooooooooooooo! 

Créditos fotográficos: Site Oficial / sãopaulofc.net e Reprodução Instagram Diego Lugano.

Sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935