Dono da melhor defesa do returno, e único time que não tomou nenhum gol no segundo turno do Brasileirão, o São Paulo respira aliviado. Se antes da volta do queridinho Muricy o clima era de desespero, agora é só alegria. E os números explicam bem essa mudança: a vitória de ontem sobre o Atlético Mineiro foi a de número 900 no Morumbi; foi também a de número 200 no comando de Muricy Ramalho; e foi, ainda, a 1100ª partida de Rogério Ceni pelo Tricolor. Tinha tudo pra ser uma noite mágica… e assim foi!
E não para por aí! Se continuar embalado, e conquistar mais uma vitória diante do Goiás, no domingo, o São Paulo pode até ultrapassar o rival Corinthians na tabela, caso os alvinegros vacilem diante do líder Cruzeiro. Mas muito mais do que um detalhe para apimentar a rivalidade, essa ultrapassagem na tabela teria um significado ainda mais importante: a recuperação definitiva do time que, até algumas semanas atrás, estava desacreditado. Já dizia a frase “nada como um dia após o outro” não é mesmo?
Mas afinal, qual o segredo de Muricy Ramalho? O que mudou com a sua chegada? Que magia é essa que transformou a tempestade e o derrotismo conformado, em uma belíssima luz no fim do túnel e um caminhão de esperança? Não é o esquema tático, afinal, Muricy não fez tantas mudanças assim. Rodrigo Caio – destaque nesse momento de recuperação – afirmou, inclusive, que Muricy teve uma grande ajuda de Paulo Autuori, principalmente no que se refere ao setor defensivo. Rodrigo Caio conta que foi Autuori quem acertou a zaga e a marcação, o que foi fundamental para o bom andamento do trabalho de Muricy.
Foto: dibico.com.br
O clima no clube também não pode ser o motivo, afinal, Autuori tinha um excelente relacionamento com todos os jogadores, comissão técnica e funcionários; se não fossem os péssimos resultados, o casamento entre Paulo e o time teria se aproximado da perfeição. Da mesma forma, a torcida também tem uma grande identificação e gratidão por Autuori, pela sua passagem anterior pelo clube e suas conquistas, assim como ocorre com Muricy.
Então, qual é o segredo de Muricy Ramalho? Acho que ninguém sabe responder a essa pergunta. E pra ser sincera, é melhor nem saber. Desde que os excelentes resultados continuem acontecendo, e que o São Paulo respire de uma vez por todas no Brasileirão, explicações são dispensáveis. O que importa realmente é que a cada dia alçamos voos mais altos, e os mais afoitos sonham até mesmo com o G4. É… as coisas mudaram mesmo por aqui, e pra melhor, muito melhor! É como reza aquele velho ditado “não se mexe em time que está ganhando”. E se tem uma coisa que esse time vem fazendo com Muricy, é ganhar.
Foto: spfc.terra.com.br
Que assim continue!
Avante, Tricolor!
Por Camis Carvalho – @camisspfc