Por Kelly Elias – @KellyEllias

Saudações São Paulinas

Hoje a minha homenagem vai para um grande jogador que vestiu e honrou a camisa do nosso SPFC e comemora mais um aniversário essa semana. O nome dele é: Lucas Rodrigues Moura da Silva ou simplesmente Lucas.
Nascido em São Paulo em 13 de agosto de 1992, ele atualmente é jogador do PSG (Paris Saint-Germain) e da nossa Seleção Brasileira.
Lucas começou sua carreira na escolinha do ex-jogador Marcelinho Carioca em Diadema, e lá passou a ser chamado de Marcelinho devido a sua semelhança com o jogador. Passado seis meses teve uma breve passagem pela extinta escolinha do SERC em São Caetano do Sul sob o comando do treinador Dirceu Gabriel Couto.
Lucas chegou ao SPFC aos treze anos de idade, ainda conhecido como Marcelinho. Logo após sua chegada o jogador teve um crescimento no desempenho do seu futebol e ainda no primeiro ano Lucas foi campeão paulista da sua categoria atuando pelo seu novo clube. Permaneceu atuando nas categorias de base do clube até chegar à faixa etária dos jogadores que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Depois de ser campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010, onde teve atuações de destaque que acabaram despertando a atenção do técnico do SPFC, Lucas foi integrado ao elenco profissional do SPFC em agosto do mesmo ano pelo técnico Sérgio Baresi.
Lucas fez sua estreia como profissional contra o Atlético Paranaense. Em 17 de fevereiro de 2011 assinou a renovação de seu contrato com o SPFC até 31 de dezembro de 2015, tendo na época uma multa rescisória de 180 milhões de reais, fato que o tornou o segundo jogador mais valorizado do país.  Porém sob o comando de Ricardo Gomes, Lucas não teve muitas oportunidades pela equipe profissional. E em 12 de dezembro de 2012, Lucas fez seu último jogo pelo SPFC, antes de se apresentar para o Paris Saint-Germain. Neste jogo, Lucas fez um gol e deu assistência para o segundo gol do SPFC, na vitória do clube sob o Tigre da Argentina, pela final da Copa Sul-Americana, onde SPFC sagrou-se campeão. Lucas atingiu a marca de 100 jogos pelo do SPFC.
Durante sua trajetória no SPFC foi também convocado no dia 30 de novembro de 2010 pelo técnico Ney Franco para a Seleção Brasileira Sub-20, e participou do Sul-Americano Sub-20 de 2011, onde ganhou repercussão nacional vestindo a camisa 10.  Foi eleito o segundo artilheiro da competição, atrás apenas de Neymar, marcando três gols na final contra o Uruguai.
Lucas sempre será lembrado por nós são paulinos. E por isso agradeço em nome da nação são paulina sua dedicação pelo nosso amado SPFC e faço questão de celebrar seu aniversário com essa singela homenagem. Obrigada Lucas.