Por Roberta Nina (@robertanina)

Diretoria ultrapassada, bons profissionais dispensados, elenco rachado, novo técnico, cinco derrotas seguidas no Brasileirão e uma decisão de Recopa pela frente. Este é o São Paulo dos dias atuais.

Como solucionar estes problemas? Parece simples e todo mundo dá o seu pitaco, mas a gente sabe que não é tão fácil assim. Não basta tirar o Juvenal do poder, trazer Muricy de volta, mandar o Juan catar coquinho e estimular Luís Fabiano a ser efetivo em jogos decisivos. A verdade é que o problema vem se arrastando há tempos e cada ano que passa, a estrutura que era modelo de gestão fica caduca, burra e cega. Caduca por que hoje em dia os clubes de futebol estão se preparando cada vez mais com o apoio de bons patrocínios, ações e marketing, obras em seus estádios, construção de CT’s e se renovando. É burra por que vive num mundinho fechado, achando que ninguém evolui e que só o “Soberano” é o maior de todos. E por fim, é cega por que cada vez mais está com a fuça raspando no erro e insiste em tapar o sol com a peneira e, além de tudo, provocar os rivais sem necessidade.

Juvenal fez bem para o São Paulo e ninguém tem dúvida disso. O problema é que seu mandato não deveria ter sido estendido e este homem deveria pensar no bem do clube e não em seu ego. Ele é teimoso, é egocêntrico, arruma intriga com todo mundo e não abre mão do poder. Seu mandato acaba em abril do ano que vem e se engana aquele que acha que JJ sairá de nossas vidas assim, numa boa! Ele está preparando seu sucessor e continuará influenciando a todos na próxima gestão. Ninguém da cúpula e do conselho é capaz de bater de frente com este Senhor e como a eleição do presidente é feita internamente, tudo conspirará a favor de mais um mandato ditatorial.

Os bons profissionais que passaram pelo clube nos últimos anos foram dispensados. O maior exemplo e citado por todos é Carlinhos Neves, um preparador físico de responsa que foi demitido do clube sem maiores explicações. Passou duas vezes pelo São Paulo, permanecendo por último de 2003 até 2010. Hoje, prepara o Atlético MG, time que está na final da Libertadores e que esbanjou preparo físico e raça!

O elenco do time está rachado, é visível! Os jogadores não vivem em um clima bom e a pressão da torcida somada com as derrotas só piora a situação. O ambiente do time quando disputava a Sulamericana ano passado era positivo e muito desse clima se devia ao Lucas, moleque simpático que além de jogar muita bola, brincava e estava disposto a aprender com todo mundo. Atualmente, não temos um cara preparado para unir o elenco e descontrair aquela galera. Rogério Ceni, coitado, é nítido que não tem mais forças para levar o plantel nas costas. Lúcio, o experiente, tá até agora tentando se posicionar como defensor desde o jogo passado e o nosso ídolo Fabuloso não pode ajudar muito, afinal, mal termina uma partida em campo. Meio campo? Não temos! Laterais? O que é isso? Banco de reservas? Ah, tem um tal de Caramelo sentado lá, serve?

O “salvador da pátria” do momento se chama Paulo Autuori. Já passou pelo clube em 2005, foi campeão da Libertadores e do Mundial, mas é bom lembrar que não formou o time. Agora, em 2013, vem com essa missão de arrumar a casa que tá numa bagunça desde 2009 pra falar a verdade. Não sei se tenho mais dó dele ou de nós, os torcedores! Domingo foi seu primeiro teste de fogo e… perdemos! É claro que o cara não vai chegar e resolver tudo num passe de mágica, mas eu confesso que já me darei por satisfeita se ele nos livrar de uma possível queda para a Série B.

E amanhã tem final da Recopa contra um dos nossos maiores rivais. O Corinthians, montadinho, entrosado, com técnico firme e modelo de gestão da atualidade virá babando pra cima de nós. Eu, sinceramente, não acredito em uma possível vitória e não é pelo fato de ser pé fria ou descrente, mas sim de ser realista! Não temos físico e psicológico pra bater o Corinthians. Só raça e camisa podem nos salvar, tomara que ela apareça lá pelas bandas do Pacaembu. Se vencermos, será a injeção de ânimo perfeita para este time apático ganhar um pouquinho de vida no campeonato.

Vamoooooo São Paulooooooooooooo!

Crédito fotográfico: Fox Sports

Sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935