Por Raiza Oliveira (ra_iza)

Há exatamente 56 anos, mais um torneio internacional iniciava pro SPFC. Mas desse nós não só participamos, mas também éramos o clube hospedeiro. Em 21 de junho de 1957 começava o Torneio Internacional do Morumbi, uma competição amistosa promovida pelo clube pra comemorar a inauguração do estádio, que ficaria pronto em 1960. Ou seja, de “Morumbi” só tinha o nome, porque ela foi disputada no Pacaembu e no Maracanã.
Belenenses (POR), um combinado Vasco da Gama/Santos, Corinthians, Dinamo de Zagreb (IUG), Flamengo, Lazio (ITA), São Paulo e Sevilla (ESP) eram as equipes participantes. As oito equipes foram divididas em dois grupos de quatro equipes, sendo o Grupo A (Flamengo, combinado Vasco/Santos, Dinamo de Zagreb e Belenenses) jogado no Maracanã e o Grupo B, no Pacaembu. Os dois melhores times de cada grupo disputariam um quadrangular final no Pacaembu.
Do grupo A, Flamengo e o combinado de Santos e Vasco foram os melhores; do B, São Paulo e Corinthians. Mas a competição foi interrompida por falta de interesse dos clubes e, em consequência, do público. Como era um torneio amistoso, o São Paulo – criador da competição – sagrou-se campeão.
Além de lembrar de uma data importante como esta, quero frisar a importância da participação do São Paulo em cada torneio internacional de futebol, e não o oposto. Não à toa fomos convidados a disputar a Copa Audi. Este ano, inclusive, ainda temos a chance de ganhar mais três canecos internacionais, pra por na nossa recheada sala. O último título que ganhamos até foi comemorado com slogan em espanhol.. 
E esse ano? Comemoraremos em japonês, alemão e em espanhol mais uma vez? Será que nossa tradição estrangeira vai dar o empurrão que falta pra soltarmos o grito de campeão em 2013? VAMOS TORCER!
#VAILÁDECORAÇÃO