Saudações tricolores!

Em uma semana marcada por inúmeras manifestações populares no país, somado a jogos da Copa das Confederações, pouco se falou sobre o tricolor, que terá como próximo compromisso oficial a Copa Audi, agora no início de Julho. 
Dentre as várias notícias, uma que me chamou atenção foi a em relação à torcida organizada do Atlético-PR, que se envolveu com os vândalos/manifestantes, defendendo o estádio da Arena da Baixada. Certíssimo eles. Se fosse com o Morumbi, acredito que o mesmo deveria ser feito. Depredar patrimônio, seja qual for a suposta razão, não é justificável. 
Entendo que a população está bastante insatisfeita com tudo e faço um paralelo com a torcida do SPFC. Só existem duas maneiras conhecidas no mundo atual de dirigir um país: democracia ou ditadura. Pela democracia, existem os partidos políticos que representam a população. Tem partido de tudo quanto é jeito e com todas as siglas possíveis: dos conservadores até os liberais, dos de direita ou de esquerda. Dizer que todos os partidos não prestam e que é tudo ruim é conhecer muito pouco de como é montada a democracia. Pois bem, tivemos eleições municipais há pouco tempo. Pedir ‘impeachment’ de prefeitos recém-eleitos não faz o menor sentido. Foram votos que elegeram estas pessoas. Aliás, os deputados, senadores, presidente, prefeitos, todos foram eleitos por voto direto. Não baixou uma nave de marte e trouxe eles até o Congresso ou Prefeitura. Talvez deveríamos ter votado melhor… Será que lembraremos disso nas eleições do ano que vem? Ou elegeremos os mesmos? 
Destruir patrimônio, seja ele público ou privado, quem paga a conta é a própria população. Do mesmo jeito que quando uma torcida destrói um estádio particular, o clube em questão é que vai arcar com toda ou maior conta e aí não sobra dinheiro pra grandes contratações. 
O que está errado no SPFC é o fato de não se ter oposição. Quem é a oposição a Juvenal Juvêncio? Parece-me que agora está começando um movimento para orquestrar uma oposição para as próximas eleições e assim que tem que ser feito. O último mandato de Juvenal Juvêncio foi bastante questionável, sobretudo suas ‘alianças’ com demais conselheiros. Quem cerca Juvenal Juvêncio, hoje, é quem concorda 100% com sua filosofia e a oposição, no SPFC está completamente diminuída. 
Dizer que tudo está errado e nada presta é como dizer que o time todo do SPFC está um horror e nada presta. Mas como assim? Há menos de 6 meses, com a conquista da Sul-Americana, estava tudo bem. Ou não estava? Dizer que o time todo não presta é colocar, no mesmo balaio, Rogério Ceni e Douglas. E aqui entre nós, não dá pra dizer que ambos não prestam…! 
Todo movimento ou manifestação tem que ter foco. Só assim funciona. Há a manifestação, pautada por um ideal (e o ideal ‘está tudo ruim, sou contra tudo’ não é um ideal…) e isso chama atenção das autoridades questionadas. Geralmente, se chama os líderes dos movimentos pra conversar e pra se chegar em um acordo. É assim em qualquer movimento meramente organizado. O movimento informa as autoridades em questão o trajeto, justamente pra que o trânsito e o ir e vir possa ser reorganizado. Não se pode simplesmente tirar direito de pessoas para impor o seu. Bloquear todas as vias de acesso à cidade por rodovias e grandes avenidas, impedindo totalmente a passagem de indivíduos também não me parece certo. 
Nunca fui favorável à candidatura do Brasil à Copa. Também não queria o Morumbi envolvido nessa. Mas a Copa 2014 será no Brasil. Pedir mais transparência no invstimento de dinheiro público é uma coisa. Pedir que simplesmente a Copa não seja realizada no Brasil é entender pouco como a coisa funciona: se a Fifa quiser tirar a Copa do Brasil, ela tira. E mesmo assim, o Brasil ficará com uma conta gigantesca pra pagar,  de multas de contratos milionários não-cumpridos de patrocinadores. Fora que o país certamente levará uma punição daquelas, proibindo sua participação em competições internacionais por séculos…Isso inclui Copa, Olimpíada… Não mexe só no futebol. Aliás, provavelmente os clubes brasileiros não poderão participar de competições internacionais por um bom tempo (bye, bye Libertadores)…E imagina como ficarão os inúmeros atletas de outros esportes que sobrevivem com a bolsa Atleta, se o Brasil for impedido de participar de competições internacionais? Achar que agora pode-se simplesmente jogar tudo para o alto e criticar jogador que simplesmente não cumpre contrato com o clube é totalmente contraditório. 
Vejo muitos torcedores virtuais do SPFC que reclamam de absolutamente TUDO ao mesmo tempo: o time está ruim, o presidente tem que sair, os conselheiros não prestam, as contratações são horríveis, o Luís Fabiano tem que sair, o Luís Fabiano tem que ficar, o Rogério tem que aposentar, o Denis tem que sair, o Douglas tem que sair, voto pra presidente de sócio-torcedor, se o Luís Fabiano sair não vou continuar sendo sócio-torcedor, fora Ney Franco, volta Muricy, Muricy não pelo amor de Deus, fora Rede Globo, fora Organizadas, viva as Organizadas…! Ou seja, afinal o que está errado? Tudo? Nada? Se o SPFC conquistar a Copa Audi, metade destas manifestações acabam…E surgem outras… Vejo muitos torcedores que reclamam de absolutamente TUDO em relação ao time…Aliás, muitos fazem só isso: reclamar. Reclamam que falta dinheiro pra contratações, mas compram camisa pirata do clube. Qual foi a última vez que você comprou um produto oficial do SPFC? Reclamam que muitos não são são-paulinos, mas não pensam em ser sócio-torcedor. Falam que não tem dinheiro pra ser sócio-torcedor (OK, lógico que dá pra entender isso, a situação financeira realmente é uma limitação), mas muitos gastam muito mais com balada…Acham que Cotia não serve pra nada, que deveria fechar, mas comemoram a venda do Lucas…
No caso específico do SPFC, vejo que a torcida recente, que cresceu vendo os títulos mundial e o tri-Brasileiro ficou bem mal-acostumada… Sim, somos o clube mais vitorioso do Brasil (disso não há dúvida), mas futebol é cíclico. Muitas vezes, é necessário toda uma temporada pra montar um time pra ser campeão no outro ano… No momento, não vejo o time do SPFC com um time fantástico, pronto pra disputar qualquer título… Não vejo assim. Acho sim que a diretoria cometeu vários erros (e alguns já se perduram há tempos) e acho que está na hora da oposição se organizar pra tentar vencer as próximas eleições. Se a oposição conseguir isso, poderá aí sim mudar algumas coisas erradas que já vem se perdurando… Acho que sócio-torcedor que só contribui com o clube porque ‘tal jogador está lá’ provavelmente não vai coontinuar sócio-torcedor por muito tempo. Não acho o Ney Franco o técnico mais fantástico do planeta, mas também acho que demiti-lo agora é uma atitude errada. O elenco que temos é este e poderia (sim!) ser melhorado. Mas acho que alguns jogadores podem apresentar mais em campo do que vem fazendo… E cobrança existe, vai sempre existir…Afinal, aqui é São Paulo Futebol Clube, é muita tradição em campo quando se veste o manto sagrado. 
Mas, como tudo na vida, tem que se ter FOCO. 
Thaís Paradella