Saudações tricolores!

Hoje venho falar sobre desafios…Hoje cumpri um desafio pessoal: corri minha primeira prova de 5km. Ontem, vi um SPFC patético perder para o Flamengo com um erro terrível da defesa…Enfim, o que dizer a respeito de qualquer coisa na vida quando o desafio é maior que se imagina? 
É assim que penso sobre o SPFC… O time que parece que tem um bom elenco (não tão bom assim, mas não é horrível), aí quando vai jogar um amistoso você vê que o buraco é mais embaixo…Em termos de defesa, estamos com sérios problemas. O gol do Flamengo mostra bem isso! 
Parece que temos um time competitivo…Mas o desafio da defesa é um problema. O desafio do SPFC tem sido não tomar gols. Não tomar gols idiotas de escanteio (já expliquei aqui porque tomar gol de escanteio é tomar um gol idiota já que é um lance de bola parada em que a defesa deveria se posicionar pra atentar ao lance), não tomar gols bobos. Desculpe, mas o gol do Flamengo ontem foi um gol bobo. 
Se o meu desafio era correr os 5km (e consegui!), nitidamente o SPFC apresenta dois desafios: a defesa e conseguir finalizar um lance. Acho a defesa o desafio pior… Qual foi o último jogo que vimos que o time se comportou bem na defesa? 
Lembro-me de 2008…Quando fazíamos gol, sabíamos que não íamos tomar um gol tão fácil assim…Tá certo que o Muricy arma seus times assim (não, não estou fazendo camapanha para o Muricy voltar…Mas acho que podemos prestar mais atenção à filosofia de ‘não tomar gols’, porque ultimamente estamos tomando muitos, muitos gols). Hoje se a gente faz um gol, parece que logo depois já sofremos o empate (e muitas vezs, a virada…). 
A defesa na verdade, começa no meio-campo, com os volantes fechando o meio (era assim em 2008). Os volantes precisam ter um bom domínio de bola, roubar a bola e sair rápido para o ataque. Mas é importante que os volantes ‘marquem’…Não adianta todos os volantes do time quererem ir para o ataque…Aí, quem marca? 
Os zagueiros precisam urgentemente de melhor posicionamento…Erros de tempo de subida não dá! E estamos errando demais nisso…Isso é treino! Está faltando treino…E treino básico! 
É importantíssimo que o time volte suas atenções à defesa… Este tempo todo de treino mostrou para determinar que o foco do SPFC tem que ser sua defesa, até mais que o ataque. Claro que a finalização é um problema, mas já estamos na UTI em termos defensivos…!! 
E se eu consegui terminar a prova de 5km, sem ter treinado tanto assim pra ela, acredito que o time do SPFC consegue, com um pouco mais de treino (ou talvez com mais uma contratação…), melhorar esta defesa…Porque estamos urgentemente precisando disso! 
Eu, ao término da minha primeira prova de corrida de 5km… O desafio era terminar a prova, eu terminei…O desafio do SPFC é melhorar, urgentemente, a defesa

Thaís Paradella.