Por Roberta Nina – @robertanina

Se tem um momento que toda pessoa deveria vivenciar nessa vida é a experiência de frequentar uma arquibancada e torcer pelo seu time de futebol. Não tem como explicar o turbilhão de emoções que você sente dentro de um estádio. É uma coisa louca, um sentimento ímpar!

Você pode chorar de alegria e de tristeza, pode xingar e ser sacaneado, pode aplaudir uma vitória ou um esforço. É ir com os amigos e formar uma turma de pés-quentes. É ir sozinho à um jogo e abraçar a pessoa desconhecida ao seu lado. Tanto faz! É saber o hino do seu clube e aprender uma nova canção só de ouvir o que a massa berra. É participar de uma “ola” e gritar olé! Erguer bandeiras, pular em conjunto pra lá e pra cá, ver chuva de papel picado e fogos. Fazer figas, roer unhas, fechar os olhos, mostrar o dedo do meio. Rodar a camiseta pro alto, se benzer, acreditar, xingar a mãe do juiz. Na hora de voltar pra casa, você recapitula tudo aquilo que viveu e compartilha com os amigos.


Tudo isso- e mais um pouco – você vive numa arquibancada. Você, eu, ele, TODOS NÓS! Então me responda: POR QUE A SUA TORCIDA É MELHOR QUE A MINHA? Por que você acha que só o seu grito tem som? Que só o seu amor e sua bandeira são maiores? Que só você empurra o time?

Todo clube tem seus torcedores. Muitos ou poucos, negros ou brancos, cariocas ou paulistas, tricolores, alvi negros, alvi verdes, encarnados, rubro negros. Crianças ou idosos, homens ou mulheres, gays, simpatizantes, heteros. Que diferença faz? Somos todos iguais ao pisar em um estádio. É preciso respeitar e aceitar cada torcida que faz a sua parte, promove sua festa e colabora, lá de cima.

 
 

Não existe torcida que não cobra, que não xinga. Futebol é paixão. É amor e ódio andando lado a lado. É um relacionamento! Carregar no peito o escudo de uma agremiação é o maior símbolo de companheirismo e de loucura. Somos todos loucos, todos jovens, independentes, leões!
Não é só você que aplaude seu time após uma derrota. EU TAMBÉM APLAUDO! Não é só você que faz festa em aeroporto antes de um embarque para o Japão, EU TAMBÉM FESTEJO! Não é só você que lota estádio, EU TAMBÉM COLECIONO RECORDES DE PÚBLICO. Não é só o seu time que vende jornal, EU TAMBÉM SOU MUITO ACESSADO! Tem ídolo no seu time, MAS NO MEU TAMBÉM TEM!

A torcida do Corinthians não é melhor que a do São Paulo, que não é mais invencível que a do Galo, que não é mais festiva que a do Grêmio e que não é mais sincera que a do Santa Cruz (casa lotada mesmo disputando a série D) e que não é maior que o Flamengo.
Tá ficando chata ouvir sempre essa história de que a torcida A é maior que B, que apoia mais que C, que lota mais estádio do que a E e por aí vai. Tem muita festa, apoio e aplauso acontecendo em diversos estádios por aí e que ninguém dá o devido valor.


O que falta atualmente é exaltarem e prestarem atenção nas festas DE TODAS AS TORCIDAS, não apenas de uma! O Brasil é o país do futebol em todo seu território: São Paulo, Rio, Minas, Fortaleza, Bahia, Curitiba, Mato Grosso. Paixão, irreverência, aplausos e reconhecimento estão presentes em todo torcedor, seja lá de qual time for. Basta olharem para o lado e reconhecer a festa de cada torcida, em sua totalidade.

#VamoSãoPauloooooooooooooooooo

Sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935

Créditos fotográficos: Divulgação – São Paulo 24 Horas / Divulgação – Coral Net / Divulgação – Lusiada / Divulgação – Esporte UOL