Por Camis Carvalho – @camisspfc

Hoje tratarei de um assunto diferente em minha coluna: o apoio do São Paulo na ação contra o consumo de bebidas alcóolicas por menores.
Jogadores, técnicos e dirigentes de 18 clubes patrocinados pela Brahma se uniram para transmitir mensagem de consumo responsável proposto pela Ambev. As equipes transmitiram a mensagem ao entrar em campo com uma faixa: “Menor de idade e álcool é bola fora”.

“A cerveja faz parte da cultura do brasileiro. Ela é feita para celebrar e comemorar. Jamais para ser consumida por menores de idade ou em excesso ou associada à direção. A nós só interessa o consumo responsável de nossos produtos. Por isso, somos tão atuantes no que diz respeito a esse tema e para aumentar o alcance de nossas iniciativas buscamos sempre trabalhar em rede, por meio de parcerias com governo, organizações não governamentais, pesquisadores, bares, rede de supermercados, entre outros”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.
É incontestável e óbvio que o consumo irresponsável de álcool é um dos maiores causadores de mortes e acidentes no mundo todo. E não me refiro somente ao consumo por menores, mas também pela tenebrosa combinação de álcool e volante, que tem sido também alvo de inúmeras campanhas pela mídia. 
Não estamos aqui pra fazer merchandising nem propaganda para ninguém. Se fosse proposta por qualquer outra entidade eu diria o mesmo, mas de fato achei maravilhosa a campanha da Brahma/Ambev apoiada pelo esporte mais querido do brasileiro. O futebol é paixão nacional, nós, brasileiros, deixamos tudo de lado pra assistir o jogo do nosso time do coração, e é justamente por isso que achei louvável a ideia de aproveitar essa popularidade do esporte para uma causa nobre.
Espero de coração que tenha surtido efeito, e que as pessoas se conscientizem, incluindo os vendedores, para pararem de vender bebidas a menores de idade, mas também aos próprios menores, que parem de comprar e consumir algo que não foi feito pra sua idade.
Registro aqui meu enorme parabéns ao São Paulo, por apoiar essa causa, mas também aos outros 17 times que também entraram na rodada com a faixa: Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Figueirense, Corinthians, Santos, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Bahia, Náutico e Sport.
No mais, deu orgulho de ver o público no Morumbi hoje, 40 mil torcedores fazendo uma bela festa e recepcionando o Ganso. E aliás, eu que fui tão contra a vinda dele, torço para que ele “cale minha boca” e tenha uma maravilhosa passagem pelo Tricolor, justificando um investimento tão alto, e uma enrolação tão chata. Vamos torcer!
Avante, Tricolor!