Saudações tricolores!

Hoje a coluna falará mais sobre o programa Sócio-Torcedor (ST) do SPFC. E esperamos que, ao final desta leitura, o são-paulino poderá responder à pergunta-título desta coluna: vale a pena ser ST do SPFC?

Para o leitor recordar, o programa ST do SPFC apresenta planos: VIP, Fabuloso, Master, Familiar, Light e Especial. Todos os planos incluem camisa oficial do ST, além do chamado Welcome Kit, que vem com a carteirinha do ST, além de email oficial e acesso à área restrita do site (www.sociotorcedor.com.br
Vamos ver o que cada plano contempla: 
VIP:  Este é o plano mais caro, mas o que inclui um camarote no Estádio do Morumbi, como buffet all inclusive já incluído (exceto bebidas alcóolicas). O valor é de R$500,00 por mês, podendo incluir até 3 dependentes (cada dependente custa 12xR$ 250,00), o plano ainda inclui convites para eventos oficiais no Morumbi e além de ingressos para TODOS os jogos com mando do tricolor. É um plano caro? Sim, mas se você pensar que todos os ingressos no Morumbi do SPFC estão incluídos, isso fora o camarote e o buffet, vale a pena pra quem tem condições financeiras de arcar com seu custo. 
– Fabuloso: é um plano limitado (somente 3.500 ‘vagas’), mas sua grande vantagem está em já dar direito a todos os jogos com mando do SPFC no Morumbi. Seu valor é mais barato do que o VIP (R$80,00/mensal e R$40/dependente, podendo ter até 3 dependentes). O grande lance deste plano é o recebimento do kit com produtos licenciados do Luís Fabiano. 
– Master: é um plano muito interessante, pois por R$ 25/mensal, você recebe camisa oficial do SPFC + camisa do ST, além de 50% de desconto nos ingressos de mando do SPFC no Morumbi. Pra quem não ganha muito, é um plano que vale muito à pena, principalmente por você receber a camisa oficial do SPFC (você pode escolher número e tipo, por exemplo, no caso das mulheres se querem camisa de jogo ou baby-look), além da camisa do ST, que é muito bonita (e não vende em nenhum lugar!). Você recebe tudo em casa. Fora isso, se você quiser ir aos jogos, há uma bilheteria exclusiva para o ST, ou seja, você não pega aquelas filas intermináveis e sempre tem garantia de ingresso. 
– Especial: este é um plano para quem não vai ao Morumbi ver jogos. O valor é mais em conta (R$ 15/mensal). Você não ganha desconto nos ingressos e nem a camisa oficial do SPFC, só ganha a camisa do ST. A vantagem está exatamente no preço mensal do plano. 
– Light: é ligeiramente mais caro que o plano Especial (R$18/mensal) e você ganha 50% de desconto nos ingressos, mas só ganha a camisa do ST, além do Welcome kit. Também é um plano para não pesar no orçamento. 
– Familiar: é um plano para quem tem filhos, pois você pagará R$19/mensal + R$11/dependente. Não há camisa, mas é um plano realmente voltado para famílias que querem juntas serem STs. 
Fazendo uma análise crítica, cada plano tem sua vantagem e desvantagem. Se você é solteiro e frequenta o Morumbi, o plano Master é a melhor escolha, sobretudo pelas camisas. Se você tem melhores condições financeiras e com família, os planos VIP e Familiar aparecem como boas opções. Se você não mora em SP e não vai ao Morumbi, o plano Especial também é uma boa opção, embora eu não more na cidade de SP e sou Master, justamente pelas camisas. 
Para o torcedor entender, ser ST é muito importante para o clube. Há clubes do mundo que vivem (e bem!) somente com seus planos de ST. O melhor exemplo? O Barcelona. O Barcelona é um dos poucos clubes do mundo (senão o único!), que não necessita de patrocinador (basta ver suas camisas oficiais, não há marcas comerciais na camisa do Barcelona). O Barça vive exclusivamente do seu programa de ST, com cerca de 163 mil ST (número de 2009), ou seja, acredito que hoje há mais que isso. Claro que é em outro país e a realidade brasileira está muito longe disso, mas se o SPFC está entre as 5 maiores torcidas do Brasil (sendo uma das que mais cresceu nos últimos anos), por que não tornar o maior programa de ST do país? 
Em termos de números, o tricolor possui hoje cerca de 46 mil de ST (números de 2009). Infelizmente, muitos não estão ativos, ou seja, existem mas não contribuem de fato. 
Vale muito a pena ser ST do SPFC. É uma ótima forma de contribuir com o clube. Aliás, algo que a torcida de todo clube precisa aprender é que é muito fácil criticar. Hoje, com as mídias sociais, nada mais fácil que criticar o clube, jogadores, diretoria…E por aí vai! Mas, além de criticar, o que você tem feito para ajudar o seu clube de coração? 
Thaís Cachuté Paradella.