Por Jaque Amaral .

A partir dos anos 1980, o Tricolor conquistou um número impressionante de títulos, tanto estaduais quanto nacionais. O time começou a década de 1980 muito bem, com um bicampeonato paulista em 1980 e 1981 e um vice-campeonato brasileiro também em 1981, conquistando dessa maneira os apelidos de Máquina Tricolor e Tricolaço. A partir de 1981, o clube fez uma série de intercâmbios com times americanos, reforçando cada vez mais a equipe.
Em 1984, grandes craques, que faria época no clube, foram revelados. Nesse período, foi revelado, o então, “Menudos do Morumbi”. Uma equipe jovem, rápida e inteligente. Nomes como, Silas, Muller e Sidney, fizeram parte do elenco Tricolor.
O clube conquistou o bicampeonato brasileiro em 1986 e os Paulistas de 1985 e 1987 (última taça levantada pelos “Menudos do Morumbi”). No brasileiro de 1986 o São Paulo entrou como favorito ao título, porém isso não significa que o time teve vida fácil. O título foi decidido nas penalidades, e foi novamente a favor do Tricolor do Morumbi.
O ano de 1988 não foi pródigo em títulos e culminou com o fim da fase dos “Menudos”. O time foi mal em 1988, e no ano seguinte, parecia que seguiria na mesma toada, mas, com mudança no comando do time, a motivação às peças que já estavam jogando — entre elas Raí — o time conquistou o Paulista de 1989.
Essa intitulada “Década Tricolor”, foi importantíssima para a história gloriosa do SPFC. A qualidade, inteligência, raça, refletiram em campo em muitos títulos e troféus. Década essa, muito vitoriosa, não apenas pelos título, também, mas pelo crescimento do São Paulo Futebol Clube, crescimento da admiração pelo futebol, principalmente do Tricolor. Crescimento do amor do torcedor, amor esse que até hoje, não para de crescer!

Saudações Tricolores, e até o próximo sábado!
@_jaqueamaral
@SPFC1935