Por Jaque Amaral – @_jaqueamaral .


Carregamos esse coração de cinco pontas, aonde quer que seja. Por toda parte, nos mais variados lugares, ele está estampado. Tê-lo por perto, é uma sensação única, um sentimento que não se explica. É o nosso Escudo!

O escudo do São Paulo, nasceu após o marco inicial de 26 de janeiro de 1930. E foi desenhado pelo estilista Walter Ostrich (mais conhecido como Oliver), onde teve colaboração de um dos fundadores do clube, Firmiano de Morais Pinto Filho.
O formato criado, é único, e não há registro de emblemas semelhantes, até sua criação. Era inédito, uma exclusividade do Tricolor. Mas daí por diante, muitos clubes, mesmo aqueles mais antigos que o SPFC, passaram a utilizar como emblema, formas semelhantes. 
Oficialmente, o coração de cinco pontas tricolor é assim definido pelo Estatuto Social do clube, de 2008:
 

“O emblema é composto por um triângulo isósceles com o lado superior maior encimado por um retângulo, com altura equivalente a metade da lateral do triângulo, fundo preto e as letras SPFC, tipo mensageiro “courier”, em branco. No interior do triângulo acima descrito, uma faixa branca central com ¼ da lateral menor, ladeado por um triângulo escaleno vermelho e outro preto, nessa ordem”.

Nosso escudo, passou por algumas variações, mas continua, e sempre será, o mais lindo e perfeito! Até os anos 80, por exemplo, o acrônimo era pontuado: S.P.F.C. Desde 1982, porém, estampa apenas SPFC, sem pontos. 
Um coração de cinco pontas, quatro letras, três cores, e todos os melhores sentimentos possíveis de se sentir. É literalmente, nosso coração!
Saudações tricolores e até o próximo sábado!
@_jaqueamaral
@SPFC1935