Saudações tricolores!
O SPFC venceu o Cruzeiro ontem, em MG, por 3×2. O tricolor, comandado pelo interino Milton Cruz, fez uma boa partida. Foi um jogaço, marcado muito mais pela raça e vontade de ambos os times do que a técnica. Mas se analizarmos o tricolor de ontem e o tricolor de Leão, o time já apresentou uma evolução notável.
Leão, quando escalava e montava o SPFC em campo, não pensava muito na característica dos jogadores. Assim, o esquema 4-4-2 era muito utilizado, o que obviamente não dava certo. Nossos laterais (Douglas e Cortez) não tem como principal característica a marcação. Assim, um esquema com 3 zagueiros protege mais a zaga e dá mais liberdade aos alas.
A zaga ainda continua sendo um problema. Embora o novo esquema tenha agradado muito mais, a zaga ainda apresenta problemas sérios de posicionamento (vide os 2 gols do Cruzeiro, ambos de cabeça). E por incrível que pareça, Paulo Miranda jogou bem e ainda salvou o tricolor de tomar o empate. O maior problema foi Edson Silva.
Milton Cruz mexeu errado no segundo tempo. Tirou Lucas, colocou Casemiro e matou o contra-ataque do SPFC, o que levou a minutos finais de sufoco.
O que eu diria deste jogo foi que nitidamente o time está mais à vontade sem Leão no comando do time. Ou seja, é bom pensar bem em quem trazer pra comandar o tricolor. Achar que um técnico que quer impor disciplina a todo custo, achando que manda, que sabe o que quer, sem escutar os atletas ou sem entender as características individuais, não vai dar certo. Leão foi o exemplo clássico disso. Dos nomes que circulam na imprensa, acho que Dunga é o mesmo esquema. E pior: pois não tem experiência alguma com time. Achar que ter chegado até as quartas na Copa do Mundo um bom resultado, me poupe. Era um desastre esperando pra acontecer. Acho que Dunga segue o mesmo padrão de Leão: quer impor disciplina a todo custo, insistindo em idéias que nitidamente não dão certo e não conseguindo impor padrão de jogo algum à equipe que comanda.
Além dele, Joel Santana é o oposto. É amigo dos jogadores, mas aí peca pelo excesso do outro lado. Também gostaria de ver ele bem longe do tricolor.
Nomes que eu gostaria no SPFC? Infelizmente, já estão contratados. Gostaria de ver o Felipão com este elenco nas mãos. Se com o limitadíssimo elenco do Palmeiras, ele está na final da Copa do Brasil, imagino que com o SPFC ele conseguiria chegar entre os 4 primeiros, o que nos garantia a vaga na Libertadores do ano que vem. Ou quem sabe uma Sul-Americana.
Por mais que boa parte da torcida seja contra, Luxa também é um nome que me agrada. Com um belo contrato, é claro, bem seguro para que não desfalque o time depois. ‘Ah, mas faz tempo que ele não tem bons resultados’… Sim, com exceção de Felipão, todos os outros também. E pelo menos Luxa sabe montar times.
Gostaria também que a diretoria não se esquecesse que precisamos de mais um volante de marcação (urgente!!), um bom zagueiro (mais que urgente!!!) e um meio-campo armador. Ontem, vendo Vasco x Ponte, observei muitos comentários a respeito de Diego Souza. Ele completou o sexto jogo pelo Vasco, se jogar mais um não poderá jogar em outro time. Que é um bom jogador é, mas tem que estar com a cabeça no lugar, pois tende a ser explosivo como Luís Fabiano. E eu que já não tenho muita paciência pra jogador explodindo em campo, terei menos ainda com recém-chegado!
E pra terminar, Luís Fabiano aprenda uma coisa: você é o nosso centro-avante. Ontem o penalty não fez falta, mas poderia ter feito. Assim, ou você pára de perder gols idiotas (sobretudo penalties), ou está mais do que na hora de pensar em um novo cobrador oficial.

Thaís Cachuté Paradella.