Saudações tricolores!
Hoje o SPFC enfrenta o Figueirense no Orlando Scarpelli às 16h. O tricolor vai escalado de Denis; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e
Cortez; Ademilson e Willian José
, ou seja, voltamos ao esquema 3-5-2.
Nas últimas vitórias do SPFC, quando Ney Franco ainda não havia assumido e o time era comandado por Milton Cruz, o esquema adotado era 3-5-2. E o time venceu. Não fez partidas brilhantes, longe disso, mas pelo menos não perdeu de maneira exdrúxula, como contra o Vasco.
E por que o esquema 3-5-2 tem que ser adotado? Vamos aos fatos:
1) A zaga é um ponto fraco deste time do SPFC. É uma zaga vulnerável, com seríssimos problemas de posicionamento. Quando você inclui mais um zagueiro, deixa a zaga mais sólida, até pelas características dos zagueiros que temos. Acho que é de consenso entre os torcedores que o esquema adotado deve ser este.
2) Nossos laterias/alas gostam de apoiar. E só. Não marcam. Nem sabem o que é isso. Douglas e Cortez são mais alas do que laterais, pois dificilmente voltam pra compor a zaga, o que no esquema 4-4-2 é mais do que fundamental. Neste esquema, os laterais descem pouco e ajudam mais na defesa. Por isso que o esquema 3-5-2 também deve ser adotado por este motivo.
3) Nosso meio-campo também não marca. Maicon e Jadson não tem como características a marcação. Assim, se você posta 5 homens no meio-campo, formando uma linha de 5, quando algum dos alas descer, ainda sobre pelo menso 4 homens pra ‘tentar’ alguma marcação.

Mesmo que o SPFC não vença hoje, não há dúvidas que o esquema é este. Agora, mesmo assim, vencer o Orlando Scarpelli não é fácil, longe disso. Temos um time jovem, pouco experiente, o que nem sempre ajuda. E pra piorar, o único ‘experiente’ ‘sentiu uma dor na coxa’. Pois é, Luís Fabiano… As suas últimas declarações, dizendo que iria pensar se iria ou não permanecer no SPFC repercutiram muito mal na torcida, pelo menos na parte sensata da torcida.
O que Luís Fabiano talvez não esteja percebendo é que:
1) Ele tem um contrato a cumprir com o SPFC. Ou seja, se está pensando em sair, é bom que pense como vai pagar a multa recisória, que não é baixa;
2) Ele está sendo um péssimo custo-benefício para o SPFC. Não marcou nas partidas decisivas do Paulista e da Copa do Brasil. Aliás, quando se contratou o Luís Fabiano esperava-se um título. E o SPFC não passou perto do título Paulista e da Copa do Brasil. Pra quem recebe um dos salários mais altos do elenco, é muito pouco;
3) Depois destas declarações, surge uma lesão… No mínimo conveniente. ‘Ah, mas ele já estava sentindo no último jogo…’. Quantos atletas nós conhecemos que jogam com dor? Olha, posso citar inúmeras histórias aqui, de Rivaldo na Copa de 2002, que jogou à base de infiltração, à Rogério Ceni, que jogo inúmeras vezes com dores no ombro. E nenhum deles foi à imprensa dizer que estava pensando em sair… É nos momentos difíceis que se vê quem é o grande jogador. Está com dor? É dor de lesão mesmo? Peça à equipe médica um exame de ressonância que mostre exatamente qual é a lesão. Aí acaba qualquer desconfiança que isto seja o bom e velho ‘migué’. O grande jogador faz isto quando está machado. Agora, outros já dizem apenas que estão ‘com dor’. O grande jogador, quando é vaiado, volta na partida seguinte e mete gols, mostrando como é importante para a equipe. Aquele que mostra, em campo, porque deve ser sempre escalado e não porque é o jogador que dá voadoras e é expulso…Isso pra mim não é raça, é burrice mesmo!
Luís Fabiano está devendo… E muito! E hoje, mais uma vez, perde uma boa chance de mostrar porque sua contratação foi válida.
Luís Fabiano: Que decepção…
E pra terminar, o SPFC deve receber mais uma proposta do Manchester United pelo Lucas, algo girando em torno de 101 milhões de reais. Já passou a hora de vender ein SPFC? Até porque, o Lucas não vai valorizar mais que isto depois da Olimpíada, na qual é reserva do Hulk. Segundo, o que o clube mais precisa é grana em caixa, pra começar a repensar este time pra temporada seguinte, até porque acho pouco provável que 2012 nos traga algo… Duvido que este time fique entre os 4 primeiros. Sou torcedora, mas não sou cega. Este time atual do SPFC deve terminar entre 7o. e 10o. no Brasileirão. E se o SPFC não tiver $$ em caixa, não conseguirá montar um time competitivo para 2013. Muito do que aconteceu neste ano foi a contratação errada, tanto de técnico (Leão) quanto de jogadores. Se não se pensar em um time melhor, com boas contratações, o período de vacas magras será maior ainda…!
E aos torcedores que dizem ‘mas o Lucas ainda não conquistou um título pelo SPFC. Ele ainda pode render mais’. Mais? Lucas teve inúmeras chances de conquistar títulos. Neste ano, Paulista e Copa do Brasil. E o que aconteceu? O torcedor sabe muito bem… E é capaz de o SPFC não vender, ele não conquistar absolutamente nada e depois sair por um preço muito menor, ou quase de graça…O mesmo que aconteceu com Hernanes e Kaká. Espero que a diretoria, pelo menos, tenha visão e aceite a proposta e faça caixa. Para 2013 ser um pouco melhor do que 2012 está sendo.

Thaís Cachuté Paradella

Crédito da foto: Lancenet