Por Jaque Amaral – @_jaqueamaral .

Vamos analisar! Nosso capitão que tanto nos faz falta, Rogério Ceni, é um grande exemplo. Sempre foi um grande capitão para a equipe do SPFC, além de um grande goleiro-artilheiro, entre outras coisas que ele representa no clube. Um verdadeiro líder!
Mas o que dizer daquele que possui, ou possuía, a faixa de capitão: Luís Fabiano!? Com a ausência do M1TO, ele “herdou” a faixa e assumiu um papel importante no time. Sendo, não apenas o matador,  mas também aquele que é responsável em conduzir o time para o melhor desenvolvimento possível dentro de campo e manter vivo o espírito de liderança, motivando o time!
Principalmente por ser o ídolo que é, a postura do nosso camisa 9 em campo pode influenciar nos resultados das partidas. Ele que deveria ser exemplo e mostrar disciplina, está sempre reclamando. E não apenas isso. Vendo os jogos, concorde quem quiser, tenho percebido erros que desfavorecem, e muito, o Tricolor! Posso citar a facilidade na qual ele perde a bola, a marcação é acirrada em cima dele, mas tem lances que olho e penso: mas como ele perdeu aquela bola? Não dá para esperar a bola chegar e ele fazer gol, né! Tem que correr atrás. Ou posso citar também, quando ele “cai” na grande área e fica esperando, falta ou pênalti, e o juiz não dá. E geralmente, isso acontece quando assistimos e pensamos: ai, agora é gol!!! Mas não, toda  a jogada se torna invalida, pois nesses casos ele deixou de atacar e simplesmente esperou pela sorte de uma falta ser marcada pelo árbitro. 

Não sei o que está acontecendo com o nosso atual capitão, que em campo está sendo sempre advertido e levando cartão. No clássico contra o Santos, não teremos ele! E também não teremos outras “chaves importantes” na equipe, como o Rodholfo e o Lucas, este que é o fundamental parceiro do Fabuloso! Talvez seja desmotivação, stress, falta de foco…muitos podem ser o motivo pela qual o Fabuloso está tendo essa postura. É matador, é FabiGol, é ídolo, é capitão, sim, mas tem que ter postura para isso também! E, caso ele perca a faixa de capitão, quem é a pessoa mais indicada para orientar a equipe em campo?!