Na quarta vocês tiveram a oportunidade de conhecer um pouco o Clube Social, ontem o CCT e hoje é o dia de vocês terem oportunidade de saber como é um pouco o CFA de Cotia. Amanhã é dia de saber mais sobre o Morumbi Concept Hall!
*Matéria realizada no ano de 2011 pela colunista Natália

Olá, queridos tricolores…

Hoje, vou falar sobre a Maternidade Soberana. E não é a maternidade Pró-Matre ou Santa Joana…


Sim, é dele que falarei, o Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, localizado na pitoresca cidade de Cotia, de onde escreve essa humilde colunista. Pra mim, é uma honra morar tão perto de um local tão importante para o nosso Tricolor. Acho que só seria mais realizada se morasse ao lado do Morumbi.

Tive a honra de conhecer este espaço em outubro de 2009, através do programa Sócio Torcedor. Infelizmente, por se tratar de um local de formação de atletas, não há “tour” tal qual o “Morumbi Tour”; logo, somente aderindo o programa é possível conhecer o espaço.

O local, afastado 4 km do centro de Cotia (e uns 6 km da minha humilde residência), propicia um clima de maior concentração dos futuros atletas. Lá, se respira São Paulo 24 x 7 (24 horas por dia X 7 dias na semana) e todos os profissionais que lá trabalham, se dedicam de forma ímpar a formação dos novos jogadores.
Todos os jogadores moram lá durante a semana e recebem a assistencia necessária para que os estudos não sejam prejudicados e possam concluir, ao menos, o Ensino Médio. Não me recordo se os jogadores saem para estudar em uma escola ou se professores são contratados e eles estudam dentro o CFA. Além disso, eles também contam, lá dentro, com cabelereiro, podólogo, dentista, além dos médicos do clube.

Dormitórios dos atletas.
Até o mouse pad é do tricolor. E as quinas das bancadas também.
São Paulo até debaixo d’água

Na época que fui lá, as obras do estádio, bem como as do “Alojamento Charles Müller”, estavam em um estágio de inicio para o intermediário. O REFFIS também estava bem modesto, mas já com os planos de ampliação. Ao passar por lá recentemente vi que, ao menos, as obras do alojamento evoluíram bastante. Há a pretensão de que ele seja utilizado na Copa de 2014, segundo o segurança que nos guiou no dia da visita. Fico devendo as fotos do alojamento.


Títulos. Chegou mais um 3 meses depois….

O começo do estádio.

REFFIS

Além dos campos sociais e oficiais de gramado, há um campo sintético. Mas é sintético MESMO, o cheiro da borracha é MUITO forte e quase me deu dor de cabeça. Ele é utilizado sempre que não há possibilidade de usar os campos gramados. No dia que fui, ele estava disponível.

Também há uma capela onde costumam ter encontros de oração entre os próprios jogadores. Há uma benção do Arcebispo de Aparecida para o clube, bem como uma imagem da Padroeira do Brasil e uma imagem de São Paulo. Como o São Paulo não passava por uma boa fase na época, todos os que foram comigo, quando viram ficaram de frente a imagem do nosso padroeiro, pediram para que ele olhasse pela nossa situação.

Dizer que é um local sensacional chega a ser chavão: nunca vi no Brasil algo com uma estrutura semelhante. Realmente, é um privilégio saber que seu time conta com uma estrutura invejável e que, graças a Deus, tem nos dado muitas alegrias. São esses investimentos que fazem do São Paulo o São Paulo que é referência para muitos clubes.

Sabem essa equipe de 2007 da foto??? Então, são os nossos meninos hoje.

Endereço:
Av. Dr. Odair Pacheco Pedroso, 1700
Vila Montserrat, Cotia – SP. CEP 06717-200

Uma apaixonada pelo São Paulo e pelo futebol.
Sigam no twitter: @natyolanda e @spfc1935