Por Thais Paradella
*Matéria realizada no ano de 2009.
Saudações tricolores!

Hoje meu texto aqui no São Paulindas irá descrever um dos maiores patrimônios do SPFC: o Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen, localizado no Bairro da Barra Funda em SP, na Avenida Marquês de São Vicente, ao lado do CT de treinamento daquele outro time…Aquele que tenta copiar a gente em tudo, mas sabe como é né… Não dá nem pra comparar o CT do SPFC com o CT do time verde!

Vista área do Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen,
o popular CT da Barra Funda

Frederico Antonio Germano Menzen foi presidente do SPFC e sócio número um do clube, daí sua importância.
Fotos do complexo do CT da Barra Funda

O CT da Barra Funda, como é popularmente conhecido, abriga a mais alta tecnologia, aliada à conforto e bem-estar aos atletas. É lá que os atletas fazem a preparação técnica e tática antes dos jogos, bem como a concentração antes e a recuperação após as partidas.

Vista dos dormitórios e de um dos campos de treinamento

São três campos oficiais, um minicampo, um campo para treinamento de goleiros, arquibancada, dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, alojamentos, cozinha, refeitório, dezesseis dormitórios (cada jogador divide o quarto com um companheiro de equipe, sendo os quartos equipados com TV de LCD e alguns objetivos pessoais. O camisa 9 Washington, por exemplo, tem um frigobar no seu dormitório), sala de jogos (na qual sempre há uma saudável disputa de videogame entre os atletas são-paulinos. Do elenco atual, JW e Miranda são os ‘imbatíveis’), sala de audiovisual (a qual contém cópias em DVD dos jogos do SPFC e dos principais times do Brasil, para que não só a comissão técnica possa avaliar o próprio time com também avaliar os adversários), área administrativa e área exclusiva para atendimento à imprensa (onde são dadas as entrevistas coletivas durante a semana).

Dagoberto acena descansando após treinamento
Além de tudo isto, o CT da Barra Funda abriga o REFFIS, núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica, o qual já ajudou inúmeros jogadores são-paulinos e não-são-paulinos, que jogam no Brasil e no exterior a se recuperarem após lesões. No Reffis, os jogadores encontram os mais modernos aparelhos de musculação e treinamento aeróbico, bem como aparelhagem de fisioterapia e recuperação muscular.

Fotos do Reffis
O CT da Barra Funda abre somente para os sócios-torcedores do SPFC uma vez ao mês. Estes são sorteados e podem ir ao CT observar o treinamento e tirar fotos com os jogadores. Demais torcedores não tem permissão para ir ao CT da Barra Funda quando o time está concentrado ou treinando, porém exceções são feitas em períodos específicos do ano, como no final do ano passado quando a diretoria do SPFC abriu o CT para torcedores e família de jogadores na semana de véspera ao jogo contra o Fluminense válido pelo Brasileirão. Neste dia, foi possível observar a alegria dos jogadores do SPFC, que distribuíram muitos autógrafos na presença dos torcedores e de seus familiares.

Hernanes brinca com a bola ao lado de torcedores do SPFC em visita ao CT

Um clube campeão como é o SPFC conta com esta estrutura impressionante e maravilhosa, que permite que os jogadores fiquem no próprio clube durante a semana toda, indo para as suas respectivas casas somente à noite e eliminando a necessidade de hotéis para a concentração da equipe antes de jogos.

Tudo isto faz com que a equipe tricolor tenha a mais elevada estrutura e condições de primeiro mundo, que fazem todo o diferencial em termos da qualidade técnica e tática da equipe.

O CT da Barra Funda já mostra que um time que pretende alcançar títulos necessita de uma bela estrutura, pois só assim seus atletas têm condição de desenvolverem o melhor futebol. O SPFC está um nível acima de todos os outros clubes brasileiros. Fora todos os seus títulos, o SPFC tem no CT da Barra Funda a marca incontestável de sua soberania nacional e importância internacional.


Créditos das fotos/informações: pessoais e site oficial do SPFC