Se perguntar a qualquer são paulino o que precisa ser mudado no time hoje, pode ter certeza que a resposta é a zaga. Há muito tempo o São Paulo sofre com o setor defensivo. Depois de Lugano, Miranda, André Dia e até mesmo Alex Silva, a referência de “muralha” fugiu do Tricolor.

Foto: Site Oficial

As falhas estão cada vez mais constantes e não existe qualidade técnica. Lembrar de como a zaga do São Paulo era boa, dos desarmes bem feitos, das “escapadas” do Miranda na linha de fundo e saindo para o jogo na maior tranquilidade, das disputas de bola aérea nas quais o São Paulo sempre levava vantagem, e ver os erros do Paulo Miranda hoje, envergonha até quem não é são paulino.

No elenco atual, o São Paulo tem 5 zagueiros:

1- Rhodolfo: zagueiro alto que já teve seus altos e baixos no time, mas que no momento é quem tenta salvar a equipe dos erros. Conquistou a confiança do leão e quando há oportunidade assume a faixa de capitão. Se arrisca no ataque e já ajudou muito o Tricolor com seus gols de cabeça. Por mais que tente, não consegue carregar a zaga sozinho.

2- Luiz Eduardo: zagueiro jovem, fruto de um belo trabalho no CFA de Cotia. Subiu para o profissional em janeiro de 2010 e, apesar das poucas oportunidades, mostrou que tem talento e capacidade para defender o Tricolor.

3- Edson Silva: destaque no Figueirense ano passado veio para o Tricolor no início do ano para completar a “faxina do Juvenal”. Até agora teve poucas chances de jogar, mas sempre que jogou fez muito bem o seu papel. Não entendo porque Leão prefere Paulo Miranda a ele.

4- João Filipe: jogador alto e veloz, nessa temporada já foi improvisado na latera direita, mas devido uma sequência de erros e uma expulsão foi afastado do time por algum tempo. Quando chegou a Tricolor realizou boas partidas e era  apelidado de “Blackenbauer” por Adílson Batista, quem apostava muito nele, ao contrário do Leão.

5- Paulo Miranda: até agora procuro motivos que levam o Leão a tê-lo como zagueiro titular ao lado do Rhodolfo. Não tem técnica e é altamente limitado, comete muitas falhas prejudiciais ao time.

 Espero que depois da eliminação no Paulista nosso treinador faça alguma mudança na zaga. Um time não é feito só de atacantes e gol. De que adianta ter um Luis Fabiano no ataque e um Paulo Miranda na defesa.

Amanhã o São Paulo volta a campo pela Copa do Brasil para enfrenta a Ponte Preta, jogo adiado devido à forte chuva quinta-feira passada. Espero ver uma zaga diferente. Se o São Paulo realmente quer um título esse ano, tem que começar a se mexer agora que ainda é tempo. A Copa do Brasil está no começo e o Brasileirão nem começou. Depois pode ser tarde demais.