A primeira derrota do São Paulo apareceu logo na primeira rodada do Brasileirão. O time falhou em muitos momentos e cedeu o empate e em seguida,a vitória para o Botafogo. Perdemos três pontos logo de cara e o que mais nos arrasa é a maneira como tudo aconteceu neste domingo.

Mas a coluna de hoje tem um propósito que é questionar osleitores e perguntar: QUEM É O CULPADO? Sim, pq logo após a derrota choveram comentários (como sempre) e cada um apontava um vilão.
Paulo Miranda e Dênis comandam a preferência dos torcedores, mas a verdade é que não é possível escolher apenas UM culpado. Na hora da cabeça quente, é fácil apontar para quem perdeu uma bola, para quem cometeu um pênalti, para quem não defendeu um chute, né?! Mas é preciso analisar o time como um todo e a postura adotada dentro de campo.

Também é fácil jurar amor ao clube quando ele busca um resultado difícil e sai com a vitória, como aconteceu contra a Ponte Preta na semana passada. Na hora da derrota, ninguém presta: o técnico é burro, o zagueiro é várzea, o meio campo é mole, a prata da casa não se mostra e o eterno capitão faz falta.

É claro que os jogadores são os principais alvos de críticas, afinal,são eles que entram em campo e lutam pela vitória. O técnico também, mesmo do lado de fora, é quem comanda o plantel. Mas olhando para os últimos acontecimentos,é possível enxergar outros possíveis “culpados” nessa história toda: torcida ediretoria.

A torcida é culpada por que não apoia e não cobra como deve. Não comparece e não é vital ao time. Vive em uma eterna relação de amor e ódio e muda de opinião a cada minuto.
Me espantei no jogo contra a Ponte pq vi algo que não via há anos. Torcedores cantando do começo ao fim, pedindo RAÇA ao time e acreditando.O Morumbi lotou, a torcida berrou e o grupo se motivou. A vitória veio graças à arquibancada.

Essa é a postura ideal, ou pelo menos deveria ser. O perfil do torcedor são paulino mudou muito e isso se deve às ultimas (grandes) conquistasdo clube e à diretoria que o comanda. Muita altivez e muito “salto alto” é notável em ambos. Mas é importante lembrar que nossos últimos anos tem sido desastrosos. É claro que não iremos ganhar tudo para sempre, mas é preciso manter aidentidade e a força de time brigador, que mete medo no adversário e que lutaaté o final. A raça e o respeito pela camisa não devem sumir nunca!

É claro que torcedor sempre vai cobrar, mas o que acontece comos São Paulinos ultrapassa os limites da sanidade. Tá chato acompanhar até nossos amigos pelas redes sociais por tanta groselha que é dita. Meu recado é: Torcida, mude seu perfil. Vá ao Morumbi e se dedique à apoiar o time. Não percatempo xingando o adversário, dizendo que vai matar a galinha, o porco ou asardinha, CANTE PARA O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.
Aplauda, mesmo que uma jogada não dê certo, incentive o time. Páre de assoviar ou ficar cantando que tal torcida mata todo mundo. CANTE PARAO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.

A diretoria também é culpada, começando pelo presidente quemudou o estatuto para poder se manter no poder por mais alguns anos. Além dele, é errado também quem o apoia. Todo esse preço que estamos pagando se deve àqueles que nos comandam. Por isso que eu falo: não adianta trocar de técnico,afastar jogador ou culpar o atacante que só saber correr. Sabe por quê? Quem foi que contratou o técnico? Quem trouxe o jogador que só sabecorrer? Quem paga salário milionário pra zagueiro descadeirado? Desculpa, tudo começa lá em cima, minha gente.

A diretoria São Paulina precisa se renovar. Precisa se aliar comos outros grandes clubes e parar de colecionar inimigos. Precisa pensar na INSTITUIÇÃO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE e parar de olhar para o rabo dos outros. Já cansamos das provocações à adversários, ex jogadores e brigas por Taça das Bolinhas.

Chega de se vangloriar de títulos que estão prestes a caducar ede CTs que existem, tem ótima utilidade, mas que não são responsáveis por encher nossa sala de troféus e nem os cofres de dinheiro. Fora que nem temos patrocinador, né?!

A realidade é uma só:

– Nosso goleiro-mito-capitão que marcou 100 gols está machucado. Não podemos contar com sua liderança. Quem poderá fazer o mínimo pela equipe como Rogerio Ceni fez nos últimos anos?

– Nosso técnico é odiado por parte dos torcedores e da imprensa. Mas é ele quem nos comanda no momento e vem desenvolvendo bem seu papel diante das limitações que temos. Vamos corneta-lo até quando?

– Não temos boas opções no elenco titular e no banco menos ainda. Alguém aí pensa em comprar algumas peças de reposição que nos ajude no Brasileirão? Será que nossos dirigentes tem ideia que perderemos muitas atletas de suma importância (como Lucas e Casemiro) que irão disputar a Olimpíada em Londres?

– Sério mesmo que um busto em homenagem ao Juvenal Juvêncio seráerguido no CT de Cotia?

– Jura por Deus que a torcida vai xingar Paulo Miranda e Fernandinho sem parar? Não que eles não mereçam os xingamentos, mas e a diretoria, merece ouvir o quê?

Enfim, muita coisa precisa ser mudada. Pessoas e atitudes diferentesfariam um bem danado ao nosso São Paulo que está deixando de ser conhecido como “O Mais Querido” para se tornar “O Mais Esnobe” ou “O Mais Mimado” do futebol brasileiro.

Atitude torcida! Vamos apoiar o time e saber cobrar as pessoas certas ou vamos estagnar nessa fase? Vamos soltar a voz pq nossa história merece este grito. 

#Vamoooooooooooo São Pauloooooooooooooooo

 Me sigam no twitter: @robertanina e @spfc1935

Créditos fotográficos: Fernando Borges / TERRA e GloboEsporte.com