Saudações tricolores!

Hoje o SPFC enfrenta o Santos no Morumbi. Mais um clássico e mais uma chance do SPFC mostrar que é um time passível de disputar títulos neste ano.

O time deve ser bem parecido com o que goleou o Independente-PA na quarta-feira. E será o primeiro ‘clássico’ de Luís Fabiano na temporada, que já havia ficado fora dos jogos contra Corinthians e Palmeiras, por lesão.

Bato na tecla que SE o tricolor pretende sequer disputar algum título neste ano, tem que começar a mostrar o seu poder de fogo em clássicos. Claro que é legal golear o Independente-PA, ganhar do Mirassol, etc. Mas se não vencermos os chamados ‘times grandes’, podemos esquecer este ano. A Copa do Brasil, em breve, vai começar a afunilar. E teremos pela frente times como Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, dentre outros. Não dá pra achar que o SPFC não pode ganhar destes times, mas também não podemos achar que estes times são fáceis.

Hoje enfrentaremos o Santos de Muricy Ramalho. O ex-técnico do SPFC foi campeão da Libertadores com este time e levou um baile de bola do Barcelona, também com este time. Calma, calma, não estou comparando o SPFC ao Barcelona, meu bom-senso futebolístico sempre impera e eu jamais cometeria esta insanidade: no momento o melhor time do mundo É o Barcelona, sem dúvida. Mas o SPFC tem que aprender um pouquinho com o Barça como dar um vareio de bola no Santos. Claro que não temos Messi, Xavi e cia, mas se não conseguirmos ter posse de bola, se ficarmos apostando em jogadas individuais, ao invés de pensar mais no senso coletivo, poderíamos ter o mesmo time do Barça e mesmo assim não iríamos ter uma boa apresentação em campo.

Falo isso pois todos os holofotes hoje estarão no duelo Lucas x Neymar. Eu acredito que ambos são jogadores bem diferentes. Nunca achei o Lucas este cracasso de bola que muitos acham que são, mas ele também não é um pereba. Precisa evoluir mais? Sem dúvida. Precisa aprender a fazer um drible bem mais objetivo? Claro. Precisa entender que muitas vezes tem que passar a bola para um atleta mais bem posicionado? Sim. Tecnicamente, acho o Neymar melhor, mais completo. Mas tem jogos que o Neymar simplesmente some em campo. Não aparece, está bem marcado, a posse de bola do time do Santos é a base para que Neymar deite e role. Se o SPFC conseguir anular isso, ou pelo menos diminuir bem, o time da Vila começará a ficar ‘nervosinho’. E isso é tudo o que o SPFC quer. Irritar o time adversário é a melhor coisa que pode acontecer. O Santos também é forte no contra-ataque, puxado por quem? Advinha… Portanto, a zaga tem que se posicionar de uma maneira tal que consiga freiar qualquer tentativa de chegar rapidamente à área de Denis.

Vamos ver como Luís Fabiano se comporta. Está na hora do centroavante mostrar que em clássicos é decisivo. Esta é uma ótima chance para ele.

Mais uma vez, repito: se o tricolor pretende disputar qualquer título este ano, está na hora de vencer um clássico. É o que esperamos hoje!

Thaís Cachuté Paradella.

Foto: Futebolmania.com