Por Jaque Amaral – @_jaqueamaral .
Que o Tricolor vem evoluindo no campeonato, todos nós temos acompanhado! Mas além de observar e acompanhar o time atual, sempre é bom relembrar aqueles que nos fizeram vibrar e encheram ainda mais o nosso coração de orgulho, com títulos. Atualmente líder do Campeonato Paulista, o São Paulo que vem de uma boa margem de vitórias seguidas, busca se manter assim até o final da 1ª fase, pelo menos! Mas o que eu vim falar hoje foge um pouco da atualidade, mas ainda no tema Campeonato Paulista. Que aliás, nessa semana que está por vir completaremos 7 anos da conquista do título de Campeão Paulista de 2005.

 Foto: Rubens Chiri

A conquista da equipe sob comando de EMERSON LEÃO, na história do clube, veio com uma das melhores campanhas em campeonatos estaduais. O SPFC chegou a 42 pontos em 17 rodadas e não pôde mais ser alcançado pelo Corinthians, único time que, antes do início da rodada ainda podia pensar, dentro dos cálculos, em tirar o título do São Paulo. Nessas 17 rodadas, foram conquistadas 13 vitórias e três empates. O São Paulo perdeu apenas um jogo, contra a Portuguesa. 
Na partida que garantiu o título, o técnico Emerson Leão teve à sua disposição todos os jogadores do elenco são-paulino. (O que faz muita diferença! Podemos observar que atualmente o técnico não pode contar com todo elenco tricolor, muitos em tratamento no REFFIS por lesões). A “partida da vitória”, aconteceu em Mogi Mirim, no estádio Wilson de Barros, contra o Santos, e terminou em 0x0.
A torcida já estava toda eufórica, aos gritos de “é campeão”! O jogo foi finalizado aos 47 minutos, e então, oficializada a conquista do Paulistão 2005 pelo São Paulo. Como faltavam ainda duas rodadas para o término oficial da competição, o São Paulo cumpriu tabela contra Ponte Preta e Mogi Mirim.

Ser campeão já é muito bom, mas lembro da sensação de termos ganho o título antes de terminar o campeonato, SENSACIONAL! Invicto! Soberano!

Foto: Folha Imagem

Tricolores, sempre procuro informar coisas novas, mas procurei escrever essa matéria não apenas por completarmos 7 anos de título. O título de 2005 não é novidade para nós que acompanhamos o SPFC. Mas principalmente por essa equipe estar sob o comando do técnico Emerson Leão. Na época da conquista, os próprios jogadores afirmaram que o Leão tinha 90 % de mérito pelo título. E o que eu quero dizer com isso? Respeito todas as opiniões, sempre respeitei, mas não deixo de impor a minha! O Emerson realizou um vitorioso trabalho com a equipe naquela época, mas teve que moldar e disciplinar todo o time! E não é diferente agora. O elenco atual está cada vez mais entrosado, resultado de boa disciplina e técnica, seja por parte dos atletas, seja por parte do Leão. Portanto, acho injusto a posição de muitos torcedores em sempre descarregar a culpa pelo desempenho do time em um único indivíduo. O que vem acontecendo com uma certa freqüência. Sejamos sensatos e vamos analisar todo o conjunto. Ao invés de ficar cornetando, vamos confiar e apoiar nosso time. Que a boa fase continue crescendo, que o SPFC evolua como equipe/ clube e nós tenhamos nossa evolução como os torcedores apaixonados que somos!