Por Jaque Amaral – @_jaqueamaral

Nem é preciso dizer que este ano tem sido de muitas recordações não é mesmo?! O uniforme 2012 do Tricolor homenageia os 20 anos do 1º título Mundial. Ainda esse ano foi lançado o Álbum de figurinhas São Paulo Histórico, que resgata toda história do clube e vem proporcionando cada vez mais interação entre os torcedores. Super bacana! E nesta última terça-feira, 13 de março, aconteceu o lançamento da Bíblia do São-Paulino. É isso mesmo! Faz-nos viver e reviver a história do nosso amado clube e muito mais!

O evento aconteceu na livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, e contou com boa presença de torcedores. A “Bíblia do São-Paulino” foi escrita por Michael Serra e por Rui Branquinho. O livro com toda a história do SPFC em formato de bíblia, desde a sua fundação, em 16 de dezembro de 1935 até os dias de hoje. A “bíblia” vem acompanhada de uma caixa especial que traz réplicas de registros raros do clube que farão o torcedor fanático relembrar e/ou conhecer mais sobre o tricolor. 
Foto: Rubens Chiri / Saopaulofc.net
Entre as relíquias que você encontra no Box estão: Jornais e revistas com as manchetes das grandes conquistas e cartaz do Mundial Interclubes/ Cartão-postal do Morumbi assinado por Cícero Pompeu de Toledo/ Ficha cadastral de Adhemar Ferreira da Silva/ Ingressos do primeiro jogo do Morumbi, da final da Libertadores de 1992 e do Mundial de Clubes de 2005/ Partitura com o hino, de 1966, entre muitas outras coisas históricas!

Mas o que muitos de vocês tricolores devem estar se perguntando é: quanto poderá custar tudo isso? A caixa, com cerca de 30 itens, tem o custo de R$159,90. E para quem já está pensando em adquirir essa grande obra, com certeza não se arrependerá. Ainda não tive a oportunidade de ver de perto, ou adquiri-lo, mas um trabalho como esse, com tanto conteúdo e qualidade, com certeza tem valor inestimável, tanto para os autores e o clube, quanto para os torcedores que possuí-lo. 
Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com

Se vocês tricolores tiveram a mesma curiosidade que eu em saber mais sobre essa criação, leiam a breve entrevista que fiz com o Michael e percebam o quanto é difícil esse processo! E o quanto eles se preocuparam em nos proporcionar algo a mais…
São Paulinda Jaque: O São Paulo é um time que já acumulou muitas vitórias e conquistas ao longo de sua história. Foi muito difícil selecionar, entre tantas relíquias e fatos importantes do SPFC, o que faria parte da obra final?
Michael Serra: Sim, foi muito. Primeiro pois, apesar de termos muito material no próprio acervo do São Paulo, queríamos (Rui e eu) dar um toque mais pessoal à coleção. Localizamos, por exemplo, a viúva do craque Leônidas, D. Albertina, e ela muito gentilmente nos cedeu a carteira de identidade original do jogador, um item raro, de primeira mesmo. E assim se sucedeu com outros colaboradores. 
Além disso, sempre tivemos em mente a idéia de representar de alguma forma os maiores ídolos e os fatos mais importantes da história do clube, com itens bem representativos. Assim, mesmo que somente um único detalhe lembre o jogador X, ao menos ele terá sido lembrado, seja com os itens, seja com uma particularidade dentro da Bíblia em si. Acredito que não deixamos escapar ninguém. Ao menos, espero (risos).
Muito bacana né soberanos!?  Espero que tenham curtido a informação e que possam adquirir. Ah! Vale lembrar que a “Bíblia do São-Paulino” é um produto oficial licenciado pelo São Paulo Futebol Clube. Já pode ser encontrada nas livrarias de todo país. Item de colecionador!!!