Depois de vários dias sem futebol – o que parece até uma eternidade – o ano do São Paulo finalmente vai começar neste domingo. O primeiro adversário do tricolor é o Botafogo de Ribeirão Preto, no Morumbi.
Foto: Luiz Pires / VIPCOMM
E nada melhor do que começar o ano jogando em casa, matando as saudades da torcida e principalmente: jogando um futebol que deverá apagar toda a má impressão dos últimos anos. Pelo menos, esta é a minha esperança.
É uma pena que o time não vá entrar com força máxima logo de cara. Leão não vai poder contar com Fabrício que está com uma lesão no tornozelo esquerdo e Jadson, que chegou ao Morumbi na terça-feira e ainda não tem condições técnicas.
Mas a maior ausência mesmo será a do Capitão Rogério Ceni, que se recupera de uma lesão no ombro. Acredito que a torcida deva se acostumar a ver Denis no gol são-paulino.
Por mais que eu admire Rogério Ceni, eu sei – assim como toda torcida sabe – que ele não será eterno. E principalmente, que a aposentadoria está chegando. Seguindo o exemplo de Marcos, Rogério Ceni pode estar prestes a pendurar as chuteiras.
Será uma perda enorme para o time, mas é algo com que o torcedor deverá ir se acostumando. Até gosto de Denis como goleiro, mas a torcida precisa começar a separar as coisas: Nunca haverá um goleiro igual ao Ceni no tricolor; separar uma coisa da outra será importante, até porque o jovem jogador vai precisar do apoio da torcida para cumprir essa missão tão importante.
A única coisa que me deixa com o pé atrás com relação ao Leão é a falta de jogos amistosos durante a preparação. Com tanto time pequeno do estado, eu acredito que o técnico ou a diretoria deveria promover, pelo menos, um jogo contra outro time, que não seja o próprio time reserva do São Paulo.
É bom sentir como os jogadores atuarão no clima de uma partida “pra valer”, até mesmo para poder fazer as devidas alterações e já ter um time titular formado e entrosado – na medida do possível.
Mas vamos esperar que o time comece bem este campeonato, que é um dos quais eu mais gosto. Ver os times de São Paulo disputando é um espetáculo a parte e que pode reunir boas surpresas.