Por Vivian Lourenço (@_vivis)
Nação tricolor! Faz muito tempo que nosso elenco não nos prestigia com um bom futebol ou, pelo menos, a tentativa de um. Acho que rodadas e campeonatos que não escrevo elogiando os jogadores, técnico ou a diretoria.
Parece que a “praga” do mau futebol e da desorganização tomou conta do clube. Não escondo o desgosto da contratação do Carpegiani e agora a do Adilson Batista. Claro que não adianta apenas reclamar, tem que apoiar a decisão da diretoria, por pior que ela seja.
Mas, isso não quer dizer conformidade. O elenco não é tão ruim, mas ele está totalmente desorganizado em campo e a função do técnico justamente é essa: colocar ordem na casa. Acredito ainda que os garotos da base deveriam ser melhores aproveitados e que alguns figurões deveriam esquentar o banco, pare repensar algumas atitudes.
Se juntar essa falta de organização à própria vontade dos jogadores, chegamos onde estamos: conseguimos a proeza de sair do G4. Muitos condenam o modelo de disputa do Brasileirão mas, em minha opinião, é uma competição boa.
Vence, na teoria a equipe que manter a melhor regularidade. Mas como que no Brasil as coisas não são levadas na teoria, o vencedor do Campeonato Brasileiro acaba sendo a equipe que mais se beneficiou pela burrice alheia; ou pela união de forças (vide campeonatos passados).
O que o São Paulo precisa não é de mais um título. Até porque para um time grande, títulos não são apenas troféus, mas motivo de orgulho. E para recuperar esse orgulho primeiro precisa recuperar a vontade.
Sem vontade, não há elenco excepcional que vá para frente. Pode ter o melhor técnico, melhor lateral, atacante, meio de campo, etc. e tal. Sem brio, raça e espírito vencedor não têm como um time ganhar um jogo.
Recuperando isso, o São Paulo recupera seu brilho e o torcedor a esperança. Claro que nunca torceremos contra o elenco, o time, técnico ou a diretoria. Mas não podemos também aplaudir algo errado.
Este é meu primeiro texto no site. O primeiro de muitos. Essa é apenas a primeira impressão do que eu penso sobre o momento deste time e a atitude que a torcida tem que tomar.
Agradeço o convite e espero que vocês gostem das ideias e opiniões aqui descritas.
Vivian Lourenço é a mais nova São Paulinda do SPFC1935, jornalista e com passagens em outros sites do São Paulo FC chega para somar ao grupo. Seja bem vinda! – Equipe São Paulindas.