Saudações tricolores!

O SPFC enfrenta hoje o Vasco da Gama, no Morumbi, às 16h. O time não deve ser muito diferente do que enfrentou o Coritiba no meio da semana, com exceção dos desfalques de Denílson (expulso, cumpre suspensão) e Juan (suspensão pelo terceiro cartão amarelo).

Adilson Batista poderá deslocar Carlinhos Paraíba para a lateral esquerda e manter Jean na lateral direita, colocando um homem no meio-campo. Ou também, um dos garotos da base pode entrar na lateral e Carlinhos Paraíba volta ao meio-campo. Piris, o novo reforço que veio da seleção Paraguaia, também pode estreiar. Aí, Jean voltará a ser volante e Carlinhos Paraíba pode ser deslocado ou não para a lateral.

Quanto ao Vasco, me perdoe o torcedor Vascaíno, mas não o considero um candidato ao título. ‘Ah, mas eles ganharam a Copa do Brasil’. Sim, parabéns ao Vasco, foi a Copa do Brasil mais fácil que o SPFC já teve em mãos e em virtude de incompetência total de Carpegiani (que não botava Rivaldo em campo!) e do time em si, ganhamos de apenas 1×0 do Avaí em pleno Morumbi e fomos pra Ressacada ‘achando’ que 1×0 era placar de se levar jogo de mata-mata (lembro-me amargamente dos tempos de Muricy na Libertadores com o SPFC…Ganhando de 1×0 do Grêmio em 2007 e de 1×0 do Fluminense em 2008 e ‘achando’ que isso era placar decente pra decidir a vaga fora de casa…Santa ignorância!!!). Óbviamente, perdemos o jogo na ressacada e o Vasco foi, lindo e faceiro ganhar do Avaí sem grandes dificuldades. Ou seja, empurramos o título para as mãos do Vasco.

‘Ah, mas eles têm Juninho Pernambucano’…Ótimo, parabéns a ele! Ele costuma ser excelente em bolas paradas, basta a defesa não fazer nenhuma falta sem nexo perto da grande área que não teremos problemas!

‘Ah, mas eles tem Felipe…’ É, pois é né… Se botar uma correria no time do Vasco logo nos primeiros minutos, o time inteiro cai, pois a média de idade é alta e eles estão acostumados a treinar e jogar em São Januário, um campo que é infinitamente menor do que é o Morumbi.

‘Ah, mas eles tem Éder Luís…’ Olha, tudo bem que existe a chamada ‘fase de atacante’, mas eu considero Éder Luís fraquíssimo, desde a época que ele passou por aqui…

Ou seja, hoje é um jogo pra vencer. É a hora da subida! Jogamos no Morumbi, não temos grandes desfalques, o time do Vasco não é lá estas coisas…Ou seja, sem desculpas!!

Minha única preocupação (aliás, preocupação esta de todo são-paulino minimamente coerente) é com a defesa do time! Jogo passado, contra o Coritiba, tomamos 3 gols estúpidos em pouquíssimo tempo, quase comprometendo a nossa vitória!

Se hoje contra o Vasco, o time bobear de novo, aí não há santo que resolva! Ou seja, é bom caprichar!

PS: Duas coisas que considero inaceitáveis na atual fase do SPFC: o comportamento lastimável da defesa nos últimos dois jogos, tomando gols de cabeça, sem marcação…Indesculpável! E a falta de preparo físico do time…Não temos um grande centro de preparo e recuperação de atletas? Inadimissível o time morrer em campo lá pelos 15 minutos do segundo tempo!!! Inadimissível!! Espero, com toda fé do mundo, que Adilson consiga resolver estes dois problemas em campo!

Thaís Cachuté Paradella.