#saopaulindas2anos – Confira neste especial as três matérias mais lidas no ano de 2011 – Especial São Paulindas 2 anos – 2ª matéria mais lida em 2011 – Por Luma Borges – Feverereiro de 2011

BEM VINDOS, tricolores!

Eu sou nova aqui! Estou super feliz de, finalmente, começar a conversar com vocês. Na verdade, eu tenho muita história pra contar sobre o que sinto pelo São Paulo, afinal, sou tricolor desde pequena. Sabe aquela coisa de “estar no sangue”? Então, é assim que o São Paulo entrou em minha vida. Desde os primeiros momentos. E não é só por isso que eu amo esse time, é porque ele tem uma história linda e cheia de emoções que eu venho acompanhando sempre. O que o São Paulo é pra mim é algo que nunca vai mudar, ou acabar.

E aí, que tal voltarmos ao passado hoje?!

Muitos atacantes marcaram a história não só do São Paulo como do futebol. Podemos citar vários. Um dos maiores, por exemplo, cresceu no São Paulo: Kaká!

Só que muitas vezes, nos esquecemos de um setor muito importante do futebol, que não marca tanto na memória: A zaga! O que um time seria se só tivesse o goleiro? Sem ninguém na frente que evitasse a chegada direta de um jogador que pode, facilmente, fazer um gol cara-a-cara? Nada!
CLARO que todos se lembram da zaga do mundial de 2005, formada por Lugano, Edcarlos e Fabão, que TANTO ajudou na vitória de 1 a 0 em cima do Liverpool. Aos 26 minutos o São Paulo fez seu primeiro gol, e quem começou a jogada?! Fabão, um dos zagueiros. Ele fez um lançamento longo da lateral direita para o campo de ataque, Aloísio dominou no meio e tocou na direita para o volante Mineiro, que desviou no canto direito de Reina.

E o famoso Diego Lugano?! Ele foi revelado pelo Nacional de Montevidéu e jogou por lá de 1999 a 2001. Foi contratado pelo São Paulo em 2003 e teve sua estréia em 11 de maio do mesmo ano. Com seu estilo raçudo e de muita garra, conquistou o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA.

Uma curiosidade marcante sobre o zagueiro é que ele raramente troca de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para quem a camisa de seu time é sagrada.

Lugano foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005 por sua força e, principalmente, sua raça.

Fabão foi revelado pelo Bahia, onde foi lançado profissionalmente em 1996. Foi para o Flamengo em 1998, onde ficou por dois anos. Em 2000, foi para o futebol espanhol, onde teve passagens por Betis e Córdoba.
O Zagueiro regressou ao Brasil em 2002 e vestiu a camisa do Goiás, onde foi o destaque no Campeonato Brasileiro de 2003. Logo depois, foi transferido para o São Paulo Futebol Clube.
O melhor momento de sua carreira foi em 2005, quando conquistou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. E um ano depois, mais um titulo muito importante: O Campeonato Brasileiro! Em 2010 ele foi apresentado como nova contratação para o Guarani, onde deve permanecer nesse ano de 2011!

Edcarlos, atual zagueiro do Cruzeiro, emprestado pelo Benfica, foi dono da camisa 4 são-paulina. Revelado nas categorias de base do São Paulo, subiu ao time principal pelas mãos do Técnico Émerson Leão, para fazer parte da equipe que foi campeã paulista em 2005, mas perdeu espaço na equipe titular para Alex Bruno, quando foi defender a seleção brasileira sub-20. Posteriormente, Alex se machucou e Edcarlos voltou a disputar quase todas as partidas. Em 2008, foi emprestado para o Fluminense e ficou até dezembro de 2009 defendendo o time carioca. Retornou ao Benfica e foi mais uma vez emprestado, dessa vez para o Club Deportivo Social y Cultura Cruz Azul para a temporada de 2010. Mas, em 19 de julho foi emprestado para o Cruzeiro onde deve jogar a temporada de 2011.

Atualmente, a zaga Tricolor é formada por Miranda, Alex Silva (recém recuperado das dores no joelho), Xandão, Rodolfo (que ainda não estreou com a camisa São Paulina), Luiz Eduardo (que veio recentemente da base e apresentou um excelente futebol) e Bruno Uvini, que infelizmente foi operado na manhã desta quinta-feira devido a uma fratura na fíbula da perna direita e deve ficar afastado de 2 a 3 meses dos campos.

Sinto saudade daquela zaga que trouxe a vitória em 2005 (na minha opinião, a melhor dos últimos tempos) e acho que não só eu, mas muitos torcedores não estão satisfeitos com o desempenho da defesa atual. Mas temos que ser confiantes e acreditar que essa é só uma fase ruim que o nosso glorioso Tricolor vai superar.

Afinal, queremos continuar a praticar esse delicioso esporte, que só nós São Paulinos podemos com tanta freqüência: LEVANTAMENTO DE TROFÉUS, hehehe.

E não se esqueçam Tricolores, toda sexta-feira estaremos juntos aqui pra compartilhar opiniões e expressar esse amor que nunca acaba.

Me sigam no twitter: @luborgesz
Sigam o SPFC1935 no twitter: @spfc1935