Saudações São Paulinas,
Depois de ficar duas semanas sem postar minha coluna, estou de volta. Com muitas saudades. Então vamos lá.
Minha coluna de hoje será um pouco diferente, irei falar um pouco sobre o Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, mais conhecido como REFFIS.
O REFFIS deve sua primeira unidade inaugurada em 2003, no CT da Barra Funda. Foi um projeto de vanguarda, o REFFIS só foi implantado através de várias parcerias com as mais diversas empresas. Uma delas foi a Life Fitness, que também faz parceria com a segunda unidade, no CFA de Cotia.
Com altos investimentos tecnológicos, o REFFIS conta com excelentes e dedicados profissionais. Fazem parte da equipe os fisioterapeutas Luiz Alberto Rosan (fisioterapeuta da Seleção Brasileira desde 1999, e no São Paulo desde 2003 – sua segunda passagem pelo clube), Ricardo Sasaki (desde 1995 no São Paulo), Carlos Alberto Presinoti, o Betinho (2003), Alessandro Pereira da Silva (2000) e Cilmara Moreti (1998), além da professora de hidroginástica Roberta Rosas (1992).
Hoje, o REFFIS é referência mundial em reabilitação esportiva, além de ser um importante aliado do nosso glorioso São Paulo em algumas contratações. Desde sua implantação, em 2003, mais de 130 atletas de ponta já passaram pelo REFFIS, que antecipou o retorno de inúmeros craques aos gramados.
Com um ambiente agradável, e com extrema eficiência no trabalho o nosso glorioso São Paulo proporciona tanto aos seus jogadores quanto àqueles que estão em pleno processo de recuperação no REFFIS. Com todo esse trabalho, o REFFIS já convenceu vários jogadores a vestirem a camisa do nosso glorioso Tricolor, entre eles, Luizão, Alex Silva, Ricardo Oliveira e Adriano.

No CT da Barra Funda, pode ser considerada a unidade piloto do REFFIS. É lá que vêm sendo tratados desde 2003 não só os craques do esquadrão são-paulino, mas astros do futebol brasileiro e mundial como Kaká, Luís Fabiano, Adriano e Robinho. Além disso, foi no REFFIS Barra Funda que o Capitão Rogério Ceni recuperou-se da fratura que o deixou meses fora dos gramados em 2009. A recuperação foi total e logo o Mito voltou a fechar o gol do Tricolor.
No CFA Cotia, a nova unidade do Núcleo, está em fase final de construção. Viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte, o novo espaço do REFFIS vai garantir aos jovens atletas do Tricolor a mesma excelência disponibilizada ao elenco profissional. Além disso, a nova unidade contará não apenas com os mais modernos equipamentos, mas também com o chamado “caminho das águas”, um circuito aquático que trabalha a propriocepção.
Kelly Elias – Apaixonada pelo SPFC.
Fonte: