Willian iniciou sua carreira nas categorias de base no Clube de Regatas Brasil, em 2006, onde foi campeão estadual infantil e vice-artilheiro da competição com dez gols marcados.
Em 2008, chegou ao time de base do Barueri (Grêmio Prudente), se tornando artilheiro com 10 gols pelo Campeonato Paulista. No ano seguinte, Willian estreou no futebol profissional pelo Campeonato Brasileiro, jogo que terminou em 2×1 para o Botafogo, no Engenhão.
Marcou seu primeiro gol profissional no ano de 2010, contra o Sertãozinho pelo Campeonato Paulista. Salvando o time de uma derrota, deixando o placar empatado em 1×1.
Em 30 de novembro de 2010, foi chamado pelo técnico Ney Franco para jogar a seleção Sub-20 em 2011 no Peru.
Quem não acompanhou o garoto no sub-20, não sabe o que perdeu. Willian começou na reserva e acabou como titular. Mostrou presença nos quatro jogos em que participou marcando três gols com a tão sonhada amarelinha.
Depois de quase ter ido para o Palmeiras, em janeiro de 2011, assinou contrato com o São Paulo por dois anos e se apresentaria logo que acabasse o campeonato Sub-20. Sua estréia com a Camisa do Tricolor foi na noite do último sábado (19), contra o Bragantino, no Morumbi. Entrou aos 19 minutos do segundo tempo, substituindo Fernandinho. São Paulo fez uma partida brilhante e goleou o time de Bragança Paulista por 4×0, com direito a um golaço de Willian em seu primeiro toque na bola (destaco como o mais bonito da partida.)
– Entrei no segundo tempo, mas tive a felicidade de fazer o gol e ajudar a equipe a sair com a vitória – afirma o camisa 19 após fazer seu primeiro gol pelo Tricolor.
Reveja o gol:
Nome completo: Willian José da Silva
Data e local de nascimento: 23 de Novembro de 1991 (19 anos). Porto Calvo, Alagoas, Brasil.
Altura: 1,86m
Curiosidade: Dos cinco jogadores contratados este ano, três marcaram no jogo de estréia (Rivaldo, Rhodolfo e Willian). Juan ainda não marcou o seu, e Edson Ramos não estreou até o momento.
Até o momento o ataque é formando por Dagoberto e Fernandinho. Os dois estão agradando muito o técnico Carpegiani, ainda mais com a volta de Lucas que está sendo essencial para o time.
Além de Lucas e Casemiro, Willian tem todo o talento possível para conquistar uma vaga no time titular.

Ah, e o garoto é São Paulino de coração!

Nada como bonitos gols, um bom futebol apresentando, e uma linda goleada para nos alegrar no final de semana!

Willian José tem seu primeiro contato com o estádio do Morumbi.
Crédito: Rubes Chiri

Domingo tem clássico contra o Palmeiras no Morumbi! #VamoSãoPaulo
Uma São Paulina fanática e feliz! Sigam no twitter: @anacarolbacci e @spfc1935