Boa noite, Tricolores!

Hoje, excepcionalmente, nossa colunista das quintas, a Kelly, não poderá escrever para vocês. Por isso hoje escreverei aqui nesse espaço que é dela. Na próxima quinta a Kelly estará de volta normalmente com suas ótimas colunas!

Daqui a pouco, no Morumbi, o Tricolor encara mais uma partida pelo Campeonato Paulista, dessa vez contra o Linense. Mas não será uma partida comum. Hoje veremos a estréia de Rivaldo, jogador veterano que chegou ao São Paulo por meio de uma conversa com o Mito. O contato foi despretensioso, mas acabou se concretizando, para a alegria da maioria dos sãopaulinos.

Rivaldo, apesar de seus 38 anos, ainda parece ter muita lenha para queimar. Diferentemente de uns e outros, o novo camisa 10 Tricolor se cuida muito e estava treinando no Mogi Mirim, time de cuja presidência se afastou pelo período em que atuar pelo São Paulo. Logo no primeiro treino com a equipe, o pentacampeão mundial causou espanto em Carpegiani pela boa condição física e disposição que mostrou. No treino realizado na última terça, no CT da Barra Funda, arrancou aplausos dos demais jogadores ao marcar um golaço do meio de campo.


O time que entrará em campo ainda está indefinido, pois Jean, que vem atuando na lateral direita, sente dores no pé direito e não participou do último treino da equipe. Caso ele vá a campo, o time deverá jogar no 4-4-2. Sem Jean, Carpegiani deve optar pela entrada do garoto Luiz Eduardo na zaga, configurando um esquema 3-5-2, com Ilsinho sendo deslocado do meio para a lateral. Assim sendo, a escalação deverá ser esta: Rogério Ceni; Jean (Luiz Eduardo), Xandão, Miranda e Juan; Rodrigo Souto, Zé Vítor, Ilsinho e Rivaldo; Dagoberto e Fernandinho.

A estréia de Rivaldo se dá num momento em que o São Paulo precisa voltar não apenas a vencer, mas a convencer. Nas últimas partidas, mesmo naquelas em que saímos com os três pontos, nosso futebol deixou a desejar. O que vimos até agora em 2011 nada mais é do que o mesmo futebol mediano, sem criatividade e com muitos erros de posicionamento e passe que já vínhamos observando em 2010.

É bom lembrar que não podemos despejar sobre Rivaldo a responsabilidade de botar ordem no meio de campo. A princípio, acho que ele deve apenas melhorar a qualidade e a criatividade desse setor com seus bons passes. Os problemas do time não se concentram apenas no meio. Temos visto atuações ruins dos zagueiros (Xandão e Miranda) e nossos atacantes são reconhecidamente irregulares, por isso acredito que hoje seja apenas o início de uma fase melhor, cuja consolidação se dará quando pudermos contar com a volta dos nossos meninos que estão servindo à Seleção Sub-20 (Aliás, eles também entram em campo logo mais, às 0h10, horário de Brasília. Não percam!).

Bora torcer que o jogo começa daqui a pouco, ás 19h30!

VAMOS SÃO PAULOOOOOOO!!!

Amanda Amaro – São Paulina apaixonada
No twitter, sigam-me os bons: @mandyamaro
Foto: globoesporte.com