Saudações tricolores!

Neste domingo de votação, fiquei pensando sobre o que falar na minha coluna dominical das São Paulindas…! Sim, porque fazer uma coluna inteira sobre o péssimo jogo do SPFC ontem (o qual, confesso, me deu sono em boa parte da partida!), não é obra fácil!

Então, resolvi elencar alguns pontos que durante a semana marcaram a desorganização e total falta de planejamento que parece que veio para ficar pelos lados do Morumbi.

1) Pra começar, o time faz uma partida horrorosa contra o Grêmio em Porto Alegre e tem na sequência o jogo contra o Avaí. Ora, quem entende um pouquinho de Geografia irá perceber que seria muito mais lógico seguir em direção à Ressacada após o jogo contra o Grêmio do que voltar para SPFC e daí viajar novamente. Indo para Santa Catarina, o clube poderia ter feito treinos específicos, além de ter descansado bem mais do que encarar a viagem pra SP e depois a viagem pra SC. Isto tem um nome: PLANEJAMENTO, ou melhor, falta de planejamento!!

2) Diretoria declarando que a não-contratação de Dorival Júnior quando ele ainda estava sem clube foi um erro. Mas é óbvio que foi! Qualquer torcedor são-paulino é unânime em afirmar que Dorival Júnior, naquele momento, era o nome ideal para o SPFC. Mas o nosso glorioso presidente resolveu dizer que não contrataria técnico nenhum naquele momento. Perdemos Dorival Júnior para o Atlético-MG. E agora a diretoria diz que foi um erro…Pois é…Aliás, acho que o que mais vimos nesta última temporada foram erros da diretoria!

3) Richarlyson, mais uma vez, sendo inconsequente: e não é que o Ricky conseguiu ser expulso? Vermelho direto! Antes que me venham falar de ‘perseguição de arbitragem’, Richarlyson sofreu uma falta (não marcada). Ok, fique bravo. Mas não xingue o juiz na cara dele. Geralmente jogadores que fazem isso são expulsos. E o Richarlyson já tem experiência suficiente pra saber disso. Ele me pareceu ontem um jogador completamente descontrolado. E sempre uma expulsão prejudica o time! Claro que o futebol apresentado pelo SPFC ontem foi horroroso desde o primeiro até o último minuto, não melhorou com o Richarlyson nem piorou sem ele em campo, mas jogar com 10 em campo é sempre mais difícil! E aí diretoria, não cabe uma punição não? Multa no salário viria agora bem a calhar…!

4) Ainda estamos em 2010. É isso mesmo! Não temos chance pra Libertadores, pra isso vamos jogar o Brasileirão pensando no máximo em Sul-Americana. Mas se o SPFC ficar dando sopa, a zona do rebaixamento é logo ali…Portanto, perder 2 jogos na sequencia (Goiás e Grêmio) e empatar 1 significa de 9 pontos disputados, ganhamos só 1…Me diz se esta não é a cartilha de time que está querendo disputar a degola? E antes que venham com esta besteira que ‘time grande não cai’, cai sim…Time grande cai, é rebaixado sim e isto é vergonhoso! Portanto SPFC, acorda que o campeonato ainda não acabou… E não temos nossa presença garantida na série A do ano que vem não…!

5) Hora de tentar consertar os erros: se 2010 até agora tem sido marcado por erros grotescos, um seguido do outro, ainda dá tempo de consertar alguns…! Não podemos contratar ninguém, não podemos dispensar meio time…Mas podemos SIM contratar um técnico (alguém aí acha que manter o Baresi até o final do ano é uma boa? Não, não é!) e começar a pensar em além de garantir uma vaga da Sul-Americana, o que fazer pra que 2011 não seja um desastre completo, como está sendo 2010…!

6) E pra encerrar, antes que me venham falar do Muricy, pra mim o erro do SPFC não estava em demitir o Muricy. O ciclo dele no SPFC já tinha se encerrado. O erro foi contratar um técnico completamente inexperiente, sem títulos, pra dirigir o tricolor (Ricardo Gomes). E depois, ao demitir o Ricardo Gomes, o erro foi trazer Baresi da base pra o time principal. Portanto, não vamos cometer um terceiro erro na sequencia, trazendo mais um técnico inexperiente, sem títulos para o tricolor… Nomes como Silas, Zico, Dunga, pra mim, parecem mais piada de mau gosto do que qualquer tipo de solução! Acorda diretoria!

Thaís Cachuté Paradella, 30 anos, é cirurgiã-dentista em São José dos Campos e Sócia-Torcedora do SPFC.