Obs: Exclusivamente hoje, a são paulinda Cristina Boscolo, não estará postando no SPL, enquanto isso, acompanhe uma das matérias mais lidas do São Paulindas até hoje! Boa leitura.

Depois de várias partidas sem nenhum atrativo, finalmente, o campeonato Paulista tem jogos muito disputados que mexem com o coração do torcedor. Para nós são paulinos a emoção é maior porque o TRICOLOR, além das semifinais do Paulista, disputa a Libertadores que é a nossa verdadeira paixão.

Mas como é para o são paulino se preparar para os jogos finais? Será que rola algum ritual antes dos jogos, tem alguma reza ou superstição para ajudar a equipe nesses momentos difíceis e decisivos?

E você torcedor, o que faz quando o time adversário ataca?
Cruza os dedos, fecha os olhos, pede a intervenção divina, cruza os pés ou grita? Faz figa quando o Dagoberto ameaça chutar pro gol? Já rezou pro Hugo levantar a cabeça e olhar antes de levantar a bola na área? Alguma vez pediu para o anjo da guarda do Jorge Wagner fazer o cara prestar mais atenção nas jogadas? Já se pegou apertando aquele amuleto da sorte pedindo que o jogo acabe logo e assim garantir a vitória?

Se alguma de suas respostas a essas perguntas for positiva, não se preocupe… Você é um normal e não está sozinho, é apenas um dos milhares torcedores que se apegam a algum costume ou simpatia na esperança de ajudar o seu time do coração a vencer.

Conheço alguns torcedores que em dia de jogo usam sempre a mesma roupa, ou o mesmo tênis, a mesma meia… Meu amigo Roberto tem uma correntinha com a imagem de São Pedro, e ele assiste ao jogo inteirinho com a medalhinha na boca, se sai gol para o São Paulo beija a medalhinha, se o TRICOLOR toma o gol ele castiga o santo mordendo a medalhinha…


O meu tio quando levanta de manhã tem que tocar o chão com o pé direito, nunca almoça antes dos jogos e antes de começar a partida reza para o apóstolo Paulo pedindo proteção ao time. Teve um dia que ele leu uma reportagem sobre um torcedor que tinha uma cueca da sorte…Foi o que bastou para ele adotar a sua, é uma cueca que ele usa só nos jogos importantes. E quando o resultado é ruim para o TRICOLOR antes que alguém diga alguma coisa, ele fala logo: ” Fazer o que se o juiz roubou…?
Agora, imaginem se eu estivesse sem a minha cueca da sorte, o time tinha
tomado uma lavada…”

Soube de uma torcedora são paulina que é devota de Nossa Senhora e que nos dias de jogos coloca o altar da santa na frente da TV. A minha mãe não vai aos jogos, não ouve no rádio e tão pouco vê o jogo na TV, ela diz que não aguenta a emoção e para ajudar o time ela se tranca no quarto e fica rezando. Já a nossa amiga Vandinha usa uma figa de Guiné escondida dentro da blusa, e na hora do jogo ela disfarçadamente aperta o amuleto contra o peito.

Existem casos e mais casos de torcedores e suas superstições, para o torcedor tudo o que possa ajudar a equipe a vencer é válido. Os rituais mais conhecidos são: fazer o sinal da cruz antes de depois do jogo, usar sempre a mesma roupa, carregar amuleto na carteira,foto de santo, pé de coelho,ferradura da sorte, tomar banho de sal grosso, fazer promessa, usar galho de arruda atrás da orelha e por aí vai… O que parece esquisitice para alguns é normal para outros.

Tem também aqueles torcedores bizarros… Eu li outro dia sobre um torcedor que fez o enterro da camisa do time rival, pra zicar pra sempre. Teve outro torcedor que era especialista em fazer macumba, com tudo que tinha direito: vela, farofa, galinha preta e como o nome dos jogadores adversários amarrados nas oferendas…


Dessas coisas todas as imagens bonitas ficam por conta dos jogos finais, quem nunca viu um torcedor atravessando o campo de joelhos ou rezando e agradecendo a Deus pela vitória?

Para encerrar deixo alguns toques básicos de torcedores supersticiosos.

Coisas que atraem a má sorte:

Nunca compre faixa, bandeira ou camisa de campeão antecipadamente.

Nunca comemore a vitória antes do apito final.

Torcedor de outro time é seu inimigo no futebol, portanto nada assistir o jogo do São Paulo
junto com ele. Convidar pra assistir o jogo na sua casa tomando cervejinha? Nem pensar… Ele toma a sua cerveja e de quebra seca o nosso time.

Corra!! Fujaaaaaaaaaa mesmo do torcedor pé friooooooo como o diabo foge da cruz!!! Ele pode ser seu amigo e ser são paulino, mas em jogos finais é melhor não dar sopa para o azar.

Brincadeiras a parte o São Paulo vai precisar de muita competência e sorte para sair classificado do Morumbi no domingo. Afinal, além do time das frangas vamos enfrentar a FPF, a mídia invejosa e os antis. E que Deus nos proteja!!!

Até a próxima:

Helena Luna