Manifesto Morumbi 2014 EU APOIO

São Paulo, 17 junho de 2010.

Este manifesto é um ato que conta com a VERDADE, não contem hipocrisias.
Terá a linguagem do torcedor, sem formalidades.

Em 10 itens, a consciência de cidadania paulistana, com toda transparência que, certamente, incomodará muita gente, mas foi redigido, com todo o respeito e sentimento, pela maior cidade do Brasil.

1) O manifesto é SIM uma ação de SÃO-PAULINOS, sendo cidadãos atuantes pela cidade de São Paulo, em defesa do Morumbi, na Copa do Mundo 2014. Ninguém seria tolo de acreditar que corintianos, palmeirenses, santistas ou lusos, ou de qualquer outra torcida residente em São Paulo, teriam esta iniciativa.

2) Porém, a cada um dos rivais, fica aqui o chamado da responsabilidade, da justiça, do que é certo. Porque o Morumbi, verdade absoluta e incontestável, desde a sua primeira decisão em 1970, acolheu a todas as torcidas, como o verdadeiro grande estádio dos paulistas. E hoje, a campanha orquestrada contra o estádio é imensa, por parte de dirigentes dos seus respectivos clubes, consumidos pelo recalque odioso. Não falaremos deles, queremos falar com você, apenas com você, torcedor.

3) A você, corintiano: Você que esteve lá em 1977, no histórico fim do jejum, ou ouviu falar, pelo seu pai, irmão mais velho, avô. Ou ainda, em 1990, no primeiro título brasileiro. Em 2000, onde o seu time jogou o chamado primeiro Mundial da FIFA? E em tantas outras decisões, onde a cidade acolheu a torcida alvinegra, sem distinção, com mandos de campo históricos e tudo mais? No único estádio capaz de receber grandes públicos desta cidade, o Morumbi! E agora, a bancada dirigente corintiana proclama e vocifera contra o Cícero Pompeu de Toledo, estádio que propiciou as maiores façanhas da torcida corintiana. Uma ingratidão em nome de uma inveja que corrói, mas que não precisa ser, a voz do povo do time do Parque São Jorge.

4) A você, palmeirense: Você que esteve lá em 1974, que impediu o fim do jejum. Que redescobriu a glória de grandes conquistas, na era Parmalat. Que jamais esquecerá a defesa de Marcos na cobrança de pênalti de Marcelinho Carioca, naquela histórica Libertadores. Todos esses momentos e outros títulos, decididos no Morumbi, dada a limitada capacidade do Parque Antártica. Sim, o estádio do Palmeiras será ampliado e modernizado, para 45 mil lugares, praticamente, a mesma capacidade do Pacaembu. A maior cidade do Brasil, com mais de 10 milhões de habitantes, não merece e já tem, desde os anos 70, uma arena muito maior? Não seria o mais justo e correto? Que a sua consciência e não o seu clubismo, respondam.
5) Prevalecerá a ingratidão e a falta de reconhecimento por parte de todos? Em uma das maiores cidades do mundo, com tantos problemas sociais existentes, falta de hospitais, escolas, saneamento básico, transportes, veremos praticamente, 1 bilhão de reais, serem revertidos para outro estádio? Se você é pai, ou filho, não acredita que tais recursos deveriam ser destinados a melhoria de vida da cidade e do futuro da sua família e da sociedade em que convive?

6) Já existe o grande estádio paulista, é o Morumbi! Já existe o estádio público da cidade, o Pacaembu. Para que outro, que seria certamente, em região distante da cidade, sem a estrutura exigida para recebê-lo. Implicaria em gastos monstruosos com infra-estrutura para tal adequação. E nossas prioridades sociais, onde ficam?

7) Compare o Morumbi com os demais estádios brasileiros, responda com toda sinceridade, mesmo que em silêncio, se não é, historicamente, um dos principais gigantes do país? E se a sua torcida, não foi acolhida por ele, nos momentos mais decisivos do futebol paulista? Onde mais teríamos os grandes públicos históricos da cidade de São Paulo, não fosse a existência do Cícero Pompeu de Toledo?

8) E a própria Seleção Brasileira, onde fez em São Paulo a sua casa, em tantas Eliminatórias, para receber o povo paulistano e de todo país que aqui reside? Os brasileiros em São Paulo, sempre tiveram no Morumbi, o estádio para apoiar a Seleção. E a Seleção, sempre teve no Morumbi, a reverência que merece. Tudo isso, tripudiado e esquecido por quem comanda o órgão máximo do futebol brasileiro. Política suja, fétida, podre. Bastidores do poder, enojando o futebol.

9) Se você, rival do Tricolor, sorriu com o veto ao Morumbi, reflita, pois está se divertindo em detrimento da sua própria cidade, onde vive com sua família. Não se contamine, não seja influenciado por aqueles que ganharão muito com essa história toda. Você, torcedor, não ganhará nada com isso. Mas será usado, pense nisso.

10) E você, consciente cidadão torcedor, que acha tudo isso errado demais, sabemos que são milhares, quem sabe, milhões. Reaja, mostre que acima da paixão pelo seu clube, existe a razão de defender a cidade de São Paulo, no direito de receber a Copa do Mundo, no maior estádio paulista, sem astronômicos gastos desnecessários para a nossa capital. E esteja conosco nessa.

MORUMBI 2014, EU APOIO!

Um ato de cidadania paulista.